Prefeitura Municipal de Itajaí

06/01/2020

Mais de mil universitários visitaram o Porto de Itajaí em 2019.

Visitas técnicas tiveram um aumento de quase 28% em relação ao ano anterior.

Itajaí, 06 de Janeiro de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Mais de mil universitários visitaram o Porto de Itajaí em 2019.

Visitas técnicas tiveram um aumento de quase 28% em relação ao ano anterior.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu durante o ano de 2019, a visita de 1.140 alunos e universitários. São estudantes dos cursos de Administração, Direito, Logística, Comércio Exterior, Engenharia Civil, Geografia, Turismo, Química, Gestão Empresarial, Negócios Internacionais, e de Ensino Fundamental.

Todas os cursos e suas metodologias de ensino, tem o objetivo de conhecer mais de perto o funcionamento do porto e do mercado marítimo. O número é 28,8% maior que em 2018, quando foram registrados 865 visitantes.

Os visitantes são recebidos na sede administrativa do porto pelo Agente Portuário Alan Peter da Rosa, que inicialmente ministra uma palestra com as informações sobre o funcionamento do terminal portuário. Depois, como não são autorizados a entrar na área primária, são levados ao último andar do prédio administrativo da APM Terminals, arrendatária do Porto de Itajaí. Do alto do prédio, podem observar a movimentação de navios e contêineres em tempo real e de forma segura sem interromper as operações.

Durante o primeiro e segundo semestre de 2019, foram registradas 37 visitas técnicas e em geral os estudantes são de universidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e do Paraguai (Universidade Columbia da cidade de San Lorenzo e Universidade Nacional da cidade de Pilar.

Neste ano, mais uma vez a superintendência do Porto de Itajaí manteve seu quadro de atendimentos por meio de visitas técnicas, dando a todos os visitantes uma realidade mais próxima de como são as atividades num complexo portuário. Todas as visitas são ministradas pelo Agente de Autoridade Portuária Alan Peter Rosa, que mais uma vez avalia positivamente o ano:

“Esse trabalho vem sendo realizado por alguns anos e a cada ano que passa nós procuramos sempre melhorar, buscando novas informações, inserindo novos dados, todos atualizados nas apresentações que realizamos. Em 2190 tivemos um aumento de quase 30% na quantidade de visitantes comparados com o ano anterior, e isso mostra que todo o trabalho que estamos fazendo, está rendendo bons frutos. Muitos professores por exemplo já são praticamente nossos clientes com estas visitas e a cada ano que passa, trazem mais turmas e por isso tem sido um trabalho bastante satisfatório e animador. De certa forma, conhecer nossa atividade portuária também estimula os universitários na busca profissional ou auxilia num projeto futuro para eles”, destacou Alan.

Algumas das Universidades que marcaram presença durante as visitas são: UEPG (Ponta Grossa), UNIDAVI (Rio do Sul), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Florianópolis), Instituto Parque Dom Bosco (Itajaí), Centro Universitário Católico (Jaraguá do Sul), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-Itajaí), SENAI (Curitiba), Univille (Joinville), IFSC (Gaspar), Avantis (Balneário Camboriú), Unifebe (Brusque) e Instituto Federal de São Paulo.

“Nós ficamos muito felizes com o número de estudantes que nos visitaram em um ano. Isso é muito bom e ao mesmo tempo gratificante, pois dessa forma também conseguimos mostrar nosso potencial, através da geração de empregos, índices estatísticos no mercado portuário global, desempenho econômico, e principalmente, destacando Itajaí entre os melhores rankings em nível de receita, tornando-se importante para a nossa cidade, e apresentado aos outros quais são os nossos planejamentos para o futuro”, aponta o superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Outro projeto de apresentação do Porto de Itajaí junto à área de Educação pertence a GEAMB – Gerência de Meio Ambiente. Através do Projeto intitulado “Escola no Porto”, em 2019 foram atendidos 389 estudantes do Ensino Médio e Fundamental de várias cidades da região da AMFRI. No somatório do ano o número de visitas foi de seis e de Escolas participantes também chegou a seis inscritas. Essa dinâmica de apresentação visa demonstrar aos jovens estudantes, sobre como funciona o Complexo Portuário de Itajaí, envolvendo suas ações ao longo do tempo, passando por momentos que marcaram a sua história e também conta suas ações realizadas em prol do meio ambiente, sempre adequando o tema para cada idade.

 

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação Social.

(47) 3341-8067.

Texto: Luciano Sens - Assessor de Comunicação Social

Fotos: ASCOM/GEAMB/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000