Prefeitura Municipal de Itajaí

20/12/2019

Dia D do Programa 5S foi dia de organização, limpeza e confraternização na Superintendência Porto de Itajaí.

Servidores colocaram em prática sensos de descarte, utilização e limpeza e se preparam para a implantação da IS0 9001.

Itajaí, 20 de dezembro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Dia D do Programa 5S foi dia de organização, limpeza e confraternização na Superintendência Porto de Itajaí.

Servidores colocaram em prática sensos de descarte, utilização e limpeza e se preparam para a implantação da IS0 9001.

 

Nessa quinta-feira (19), os servidores do Porto de Itajaí participaram do Dia D do Programa 5S. Um dia voltado para a organização e limpeza de todos os setores, preparando o ambiente de trabalho para a chegada de 2020 e os projetos que serão implantados no próximo ano.

Os colaboradores receberam camisetas e kits de limpeza e foram convidados a colocar em Prática os Sensos de Organização, Limpeza, Descarte, Utilização e Padronização. A fim de orientar sobre os procedimentos a serem adotados nesse dia, foi desenvolvida uma cartilha e também arquivos padrão para os documentos e identificação de pastas e armários.

Após o expediente os servidores participaram da confraternização de fim de ano e encerraram o Dia D celebrando as conquistas de 2019.

“Retomamos esse processo de buscar a padronização de nossos procedimentos, e foi muito legal ver a participação maciça de nossos colaboradores, que mesmo com suas demandas de trabalho, se empenharam em fazer um dia especial. Esse ano está sendo um ano muito importante para nosso porto e ontem nós podemos vivenciar, principalmente ao final do dia, em nossa confraternização, esse espírito de harmonia, união e alegria”, destacou Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da Superintendência do Porto de Itajaí.

A aplicação dos conceitos do 5S visam a busca por uma melhoria contínua e também organizar e preparar o porto para a certificação da ISO 9001. Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, explica que no próximo ano o Porto irá implantar importantes certificações, a fim de padronizar e melhorar os procedimentos. A primeira delas será a ISO 14001, que especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental.

“Nós já estamos trabalhando na organização para a certificação da ISO 14001 há dois anos. Viemos internamente, avaliando e aprimorando os nossos procedimentos, agora estamos passando por uma consultoria para melhorar e avaliar mais alguns pontos. Em março vamos passar pela auditoria de certificação. Em 2020 queremos buscar outras certificações, como a ISO 9001, que analisa a parte de otimização e qualidade dos processos, e a implantação do Programa 5S é muito importante para buscarmos a excelência nos nossos procedimentos”.

O 5S é um programa de gestão empresarial, criado no Japão, com o objetivo de aplicar a melhoria contínua em busca da qualidade. Esse programa baseia-se na aplicação de cinco conceitos: senso de utilização e descarte, senso de arrumação, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina.

A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade internacional de normatização e padronização, utilizado na otimização de processos, buscando a qualidade permanente das empresas. No Brasil, ela é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Diferente do 5S, que tem controle interno, o certificado da ISO é conferido por uma empresa certificadora. A organização que deseja obter a ISO passa por uma auditoria de certificação e se estiver de acordo com os requisitos exigidos, recebe a certificação.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles, a busca pelas certificações é uma forma de mostrar ao mercado a qualidade dos serviços que prestamos e marca o início de um novo tempo.

“O Dia D foi o marco de uma nova etapa para nosso porto, realmente um dia de inovação rumo a 2020. Uma autoridade portuária mais moderna, inovadora e competitiva, com uma nova visão para o futuro, procurando um crescimento responsável, que se preocupa não apenas com nossa atividade, mas também com o ambiente em que estamos inseridos. É isso que nós queremos e vamos buscar no próximo ano. Foi um dia foi muito significativo para todos, pois depois de um ano de convivência e de conquistas, nós reservamos esse tempo para olhar para dentro da nossa empresa, para reorganizar essa nossa pequena casa que é nosso escritório, a nossa mesa. E no final do dia, tivemos a oportunidade de confraternizar com nossos colegas que fazem parte de uma segunda família”.

 

Mais Informações:

Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí:

Médelin Pitrez dos Santos- Gerente de Meio Ambiente.

(47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

www.portoitajai.com.br

*Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária/ASCOM - Assessoria de Comunicação – ASCOM/SPI

*Fotos: ASCOM e GEAMB.

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000