Prefeitura Municipal de Itajaí

10/12/2019

Porto de Itajaí recebe vigésima nona embarcação com carros da montadora General Motors.

Com essa atracação, o porto registra a marca de 34.933 veículos desembarcados.

Itajaí, 10 de dezembro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Porto de Itajaí recebe vigésima nona embarcação com carros da montadora General Motors.

Com essa atracação, o porto registra a marca de 34.933 veículos desembarcados.

 

Nesse terça-feira (10), atracou no Porto de Itajaí, o navio General San Martin. Esta é a 29ª embarcação com carros importados da montadora americana General Motors (GM-Chevrolet).

Foram descarregados 1.000 veículos do modelo Cruze através do sistema Roll On Roll Off. Com a atracação dessa terça, o somatório de veículos desembarcados, desde junho de 2018, chega a 34.933 veículos.

O navio de bandeira liberiana partiu do porto de Zarate (Argentina) e atracou em Itajaí as 2h dessa terça-feira. De acordo com a Gerência de Operação do Porto de Itajaí as operações iniciaram as 7h e encerraram as 15:30h. A embarcação pertence ao Armador Maruba, tem 175,91 metros de comprimento por 31,15 metros de largura (boca) e desatracou as 16h rumo ao porto de Rio de Janeiro.

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas. Após o descarregamento e vistoria, os carros são conduzidos ao recinto alfandegado do porto público e encaminhados, por carretas cegonheiras, até suas concessionárias responsáveis.

“Para nós, da Superintendência do Porto de Itajaí, a chegada desses navios confirma a capacidade e a qualidade de nossa operação para movimentar cargas especiais e diferenciadas. Descarregar 1.000 carros e nenhum deles apresentar avarias é um resultado que demonstra a preparação da mão de obra e viabiliza a celebração de novos contratos desse tipo. Quero destacar também o mérito da operadora APM Terminals, que tem fidelizado essas operações e trazido toda essa movimentação para Itajaí”, enfatiza o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Desde o dia nove de junho de 2018 o porto tem recebido carros da montadora de maneira periódica. Na primeira atracação foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruze.

Os carros estavam a bordo do navio Apollo Highway, de bandeira panamenha. O próximo navio com veículos da Chevrolet está previsto para o dia 19 de dezembro. Com isso, ainda em 2019, o porto deve ultrapassar a marca de 35.000 carros importados.

“O Porto de Itajaí tem vivido um constante de crescimento, e o ano de 2019 foi um ano brilhante para nós. Isso demonstra que todo o investimento tem trazido resultado e movimentado nosso município. A chegada de mais um navio com esses carros é a prova que o nosso porto tem uma gestão competente que pode crescer ainda mais e gerar muita riqueza para cidade”, destaca o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.

 

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/SPI. (47) 3341-8067.

Ricardo Amorim – Gerente de Operações – (47) 3341-8321.

*Texto e Fotos: Ana Paula Baticini – Estagiária/ASCOM - Assessoria de Comunicação – ASCOM/SPI (47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000