Prefeitura Municipal de Itajaí

26/11/2019

Superintendência do Porto de Itajaí promove 15ª SIPATP - Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário

Programação inclui palestras, testes rápidos e aferição de pressão arterial e glicemia

Itajaí, 26 de novembro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Superintendência do Porto de Itajaí promove 15ª SIPATP - Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário

Programação inclui palestras, testes rápidos e aferição de pressão arterial e glicemia

 

Entre os dias 25 e 29, a Superintendência do Porto de Itajaí promove a 15ª edição da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário – SIPATP. A abertura aconteceu nessa segunda-feira (25), e contou inicialmente com uma palestra do Centro de Valorização da Vida – CVV e ações internas como aferição gratuita de glicemia e pressão arterial, realizada pelo curso de Farmácia da Univali – Universidade do Vale do Itajaí.

Heder Cassiano Moritz, representando a Superintendência do Porto de Itajaí, abriu oficialmente o evento e agradeceu a presença de todos em especial os parceiros que tornam possível a realização das atividades. Nesta edição, a Gerência de Meio Ambiente (GEAMB) da Superintendência do Porto de Itajaí promoveu o evento elaborando diversas atividades em parceria com o OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra, Suatrans Marine/Ecosorb, SESI, Credifoz, Secretaria Municipal de Saúde, APM Terminals, entre outros órgãos e entidades.

O presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Gerente de Manutenção da SPI, Guilherme Knoll, enfatizou que a participação dos colaboradores nas atividades programadas é muito importante, “Essa semana é focada na saúde e bem-estar de todos.  Na correria do dia-a-dia as pessoas esquecem de observar que o que realmente importa são elas, não só as tarefas que executam. Essa é a principal finalidade as SIPATP”.

Em 2019, a Univali, através dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, participa com ações de aferição de pressão arterial e glicemia. A coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Izabel Rebelo, destacou a importância de promover ações que ajudam na prevenção e controle de doenças como o diabetes e pressão alta, que são altamente incapacitantes e podem trazer muitas sequelas.

“Alguns fatores, como o genético, nós não podemos mudar. Mas outros fatores, como estilo de vida e alimentação, podem ser mudados. Por isso ter esse controle nos ajuda a evitar que essas doenças se agravem ou se tornem crônicas”.

Em seguida, Alessandro Lima Pereira e Suely Riskala, voluntários do Centro de Valorização da Vida – CVV, ministraram uma palestra sobre a valorização da vida. Alessandro provocou os participantes a pensar em como está a saúde emocional delas.

“Antes de entrar para o CVV eu pensava que todos as pessoas procuravam atendimento pelo mesmo motivo, mas eu descobri que isso não acontece. Nós atendemos todo o tipo de situação, desde pessoas que precisam compartilhar algo alegre que aconteceu, uma angústia, uma tristeza e até mesmo pedir acompanhamento na decisão que tiveram de tirar sua vida”, enfatiza.

Ele destacou que o trabalho desenvolvido pela entidade é prestar apoio emocional a todos que querem e precisam conversar.

No encerramento da palestra foram sorteados dois brindes oferecidos pela ASSPI- Associação dos Servidores Públicos do Porto de Itajaí. Também no dia do encerramento do evento, está programado a entrega de questionários sobre o tema Segurança entre os servidores. Os mesmos participantes estarão respondendo às perguntas e no mesmo dia irão concorrer ao sorteio de duas bicicletas através da “Loteria de Segurança”.

Guilherme Knoll lembra que a programação continua ao longo da semana, com palestras sobre a saúde da coluna, finanças e qualidade do sono. Ainda dentro da programação, serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde testes rápidos de AIDS, Sífilis e Hepatite B; e aferição de pressão arterial e glicemia pela Univali.

 

Mais informações:

Guilherme Knoll – Gerente de Manutenção. (47) 3341- 8000 - guiknoll@portoitajai.com.br

*Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária/ASCOM - Assessoria de Comunicação – ASCOM/SPI (47) 3341-8067.

Fotos: ASCOM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000