Prefeitura Municipal de Itajaí

06/11/2019

Abertura da “Campanha Novembro Azul – Saúde do Homem Portuário”, promovida pelo Superintendência do Porto de Itajaí, tem campanha de vacinação promovida pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

A ação acontece nessa semana e é aberta a toda a comunidade.

Itajaí, 06 de novembro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Abertura da “Campanha Novembro Azul – Saúde do Homem Portuário”, promovida pelo Superintendência do Porto de Itajaí, tem campanha de vacinação promovida pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

A ação acontece nessa semana e é aberta a toda a comunidade.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), através das Gerências de Meio Ambiente e de Recursos Humanos, promove a Campanha Novembro Azul – Saúde do Homem Portuário.

Ao longo desse mês, serão realizadas ações com o objetivo de informar a comunidade portuária sobre a importância de agir preventivamente quando o assunto é saúde dos homens.

A abertura da campanha aconteceu nessa terça-feira (05), com a realização de rodas de conversa com os trabalhadores da área primária e também de setores administrativos.  Esse formato foi pensado para facilitar o acesso de todos à informação.

A atividade foi realizada em parceria com da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, que disponibilizou agentes e estagiários para as rodas de conversa e montou um posto de vacinação, “Ir até a área operacional é muito importante, pois quando fazemos palestras, por exemplo, a gente percebe que eles não participam”, ressalta a agente Nara Silveira.

Foram realizadas três rodas em locais estratégicos da área portuária: container abrigo, armazém e área de máquinas. O OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) colaborou com a ação, dando suporte para a logística e a parada dos trabalhadores.

Os agentes também visitaram o prédio administrativo da superintendência e do Centro Integrado de Atendimento – CIA, onde funcionam órgãos como Anvisa, Mapa e Antaq.

Além de conscientizar sobre a vacinação e as doenças que podem ser evitadas, a visita da Vigilância Epidemiológica teve como objetivo convidar os servidores para participar da campanha de imunização, que acontece nos dias 05 e 06, e integra o calendário de ações do Novembro Azul.

Osni Correa, que pertence ao Sindicato dos Estivadores, participou da roda de conversa no armazém e aproveitou para atualizar suas vacinas, “Estar imunizado é muito importante para quem trabalha no porto, pois estamos expostos a diversas doenças”.

Juliana de Oliveria Gastmann, Gerente de Imunização do município de Itajaí, destacou durante as conversas que o sarampo, por exemplo, é altamente contagioso e o nosso país passa por uma epidemia dessa doença.

São Paulo é o principal foco e por aqui passam a todo momento pessoas que vem de lá, principalmente caminhoneiros que podem estar com contaminados e não sabem.

“Ainda não temos casos de sarampo em Itajaí, e isso se deve a nossa cobertura vacinal, que é boa, apesar de não termos atingido nossa meta. Mas temos casos em cidades próximas, então precisamos manter essa cobertura”, destaca.

A vacinação é aberta para toda a comunidade e acontece no Ambulatório do OGMO, na rua Henrique Douat (ao lado da Supra – Fábrica de rações).

Estão disponíveis as vacinas de Tétano, Febre Amarela, Hepatite B e Sarampo. Para quem quiser participar, a campanha acontece até às 17 horas desta quarta-feira (06).

 

Mais Informações:

 

Médelin Pitrez dos Santos - Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.(47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

Fátima Meduna Campos – Gerente de Recursos Humanos da Superintendência do Porto de Itajaí.(47)  3341 – 80303.

E-mail:  fatima@portoitajai.com.br

 

Texto: Ana Paula Baticini – ASCOM/SPI.

Fotos: ASCOM e GEAMB/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000