Prefeitura Municipal de Itajaí

18/10/2019

Porto de Itajaí adere a campanha Outubro Rosa e promove atividades especiais para servidores.

Serão promovidas duas palestras para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e outros problemas que afetam a sua saúde.

Itajaí, 18 de outubro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Porto de Itajaí adere a campanha Outubro Rosa e promove atividades especiais para servidores.

Serão promovidas duas palestras para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e outros problemas que afetam a sua saúde.

 

Uma parceria entre a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer irá oferecer às servidoras e esposas dos servidores do Porto de Itajaí duas palestras com foco na saúde feminina.

A ação é alusiva ao Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, criado no início da década de 1990.

As palestras serão realizadas na sede do CTPI – Centro de Treinamento do Porto de Itajaí, sendo o primeiro encontro agendado para a próxima terça-feira, 22, e 30 de outubro.

Para Fátima Meduna Campos, Gerente de Recursos Humanos da SPI, a adesão à campanha visa a saúde e o bem-estar dos colaboradores:

“O objetivo das palestras é que as mulheres participem, tirem suas dúvidas e percam o preconceito. Mesmo que elas não estejam doentes, muitas vezes precisam apoiar alguém próximo que esteja passando por esses problemas. E pensar nas esposas dos colaboradores é uma forma de cuidar do próprio trabalhador, pois é difícil separar a vida pessoal e profissional. Se elas estão mal, nosso colaborador também está”, ressalta.

Regina Santos, servidora da Superintendência do Porto de Itajaí, lembra que nos últimos três anos a participação dos trabalhadores tem se intensificado:

“Nos reunimos e nos organizamos para usar os lacinhos e as camisetas rosa. Mesmo que a maioria dos nossos servidores sejam homens, é importante que eles levem esse conhecimento para suas esposas, filhas e mães. A mesma coisa acontece com as nossas meninas, eles podem levar a informação para frente. Quando o conhecimento chega, a gente age preventivamente. Além disso, algumas pessoas compram as camisetas das ONGs que prestam atendimento as pessoas com câncer, e isso ajuda essas entidades”, ressalta.

Prefeitura promove Dia D:

Além da conscientização sobre o Câncer de Mama, a Prefeitura de Itajaí está aproveitando o mês de outubro para alertar as mulheres sobre o câncer de colo de útero.

Por isso, nesse sábado, dia 19, a prefeitura irá promover o Dia D de combate ao câncer. Nesse dia as unidades de saúde farão a coleta de exames preventivos de colo de útero e vacinação contra o vírus HPV (um dos transmissores da doença).

Saiba mais:

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. É relativamente raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico quando detectados precocemente.

Câncer de Colo de útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papilomavírus humano, o HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis em praticamente todos os casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Esse câncer é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Mais Informações:

Médelin Pitrez dos Santos- Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065.E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

Fátima Meduna Campos– Gerente de Recursos Humanos da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47)  3341 - 80303E-mail:  fatima@portoitajai.com.br

Secretaria Municipal de Saúde

(47) 3249-5500

Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária ASCOM/SPI.

Fotos: Luciano Sens – ASCOM/SPI

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000