Prefeitura Municipal de Itajaí

04/10/2019

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Ambiental da ANTAQ.

Colocação garante premiação que será entregue no dia 11 de dezembro em Brasília.

Itajaí, 04 de Outubro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Ambiental da ANTAQ.

Colocação garante premiação que será entregue no dia 11 de dezembro em Brasília.

 

O Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, é o primeiro colocado, entre os portos públicos brasileiros, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). No ranking divulgado no dia 26, em Brasília, o Porto de Itajaí recebeu 99,48 pontos, seguido pelos portos de Paranaguá-PR (99,29 pontos), Itaqui-MA (95,48 pontos), e Pecém-CE (90,80 pontos).

A cerimônia de entrega do troféu acontecerá no dia 11 de dezembro, durante a premiação do 3º Prêmio ANTAQ, na sede da agência em Brasília.

O IDA foi criado em 2001 com o objetivo de quantificar e qualificar as informações coletadas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através de uma metodologia própria, são avaliados 38 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico. Entre os critérios analisados pela comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da fauna e da flora.

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus servidores tem trabalhado com dedicação para oferecer aos usuários do nosso porto um serviço de qualidade. Para nossa cidade é motivo de orgulho saber que esse trabalho foi reconhecido nacionalmente. Mas o que mais nos orgulha é saber que, mesmo com a expansão da atividade, não deixamos de cuidar daqueles que estão ao nosso redor. Isso nos mostra que retomamos a rota do crescimento e que a cada dia Itajaí fortalece a sua ligação com o rio e o mar”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, a excelência de um porto é composta por vários itens, dentre eles o respeito ao meio ambiente, pois essa é uma atividade potencialmente poluidora:

“O reconhecimento como primeiro lugar no IDA é muito expressivo para todos nós, servidores do Porto de Itajaí. Nos últimos anos temos trabalhado arduamente para respeitar toda a legislação, seja ela administrativa, seja ela ambiental, e a conquista desse prêmio demonstra que estamos no caminho certo para que convivamos em uma relação de qualidade com o ambiente em que estamos inseridos, procurando compensar eventuais impactos que nossa atividade possa causar”, ressalta.

O somatório das ações realizadas foi o que garantiu o destaque para o Porto de Itajaí, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da superintendência:

“Por ser um porto municipalizado, a nossa relação porto e cidade é muito forte. Fazemos muitas ações em conjunto com a Prefeitura, isso reflete em melhorias para o município como um todo, e quem ganha é a comunidade. Ações como o mutirão de limpeza Juntos pelo Rio, programas de monitoramento da água, do ar e de ruídos, são diferencias que colaboraram para a nossa colocação no ranking”, acrescenta.

Ela ainda considera a implantação da ISO 14000 e ISSO 9001, e a instalação do monitoramento meteoceanográfico, que faz medições em tempo real das condições climáticas e eteorológicas, aumentando a segurança na navegação, como dois diferenciais desse ano em relação ao ano anterior.

Além do porto público, o Complexo Portuário de Itajaí teve um bom resultado entre os Terminais de Uso Privados (TUP’s). A Portonave (Porto de Navegantes) ficou com o segundo lugar no ranking dos terminais privados, com 87,84 – ficando apenas atrás do Porto marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão (MA), em que obteve a pontuação máxima com 91,79 pontos.

 

Mais informações:

Médelin Pitrez dos Santos - Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí. (47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária ASCOM/SPI.

Fotos: GEAMB/SPI – Arquivo SPI.

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000