Prefeitura Municipal de Itajaí

01/10/2019

Superintendência do Porto de Itajaí recepciona ANTAQ para encerramento de curso.

Comitiva fez visita técnica às instalações da Superintendência, Portonave e APM Terminals.

Itajaí, 01 de outubro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Superintendência do Porto de Itajaí recepciona ANTAQ para encerramento de curso.

Comitiva fez visita técnica às instalações da Superintendência, Portonave e APM Terminals.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu na sexta feira, 27, uma Comitiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para o encerramento do Curso de Capacitação de Agentes Fiscais.

A comitiva foi recebida pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e pelo Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, no auditório da Autoridade Portuária, onde pode conhecer o Complexo Portuário, seus planos de expansão e as obras em andamento, e também os Terminais de Uso Privado (TUP’s) que fazem parte do Complexo.

O curso, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro em Florianópolis, com o objetivo de capacitar e promover uma troca de experiência entre as diversas regionais da agência, contou com a participação de 70 fiscais de todo o país. Além deles, a comitiva era formada por coordenadores regionais e pela Superintendente de Fiscalização e Coordenação, Gabriela Coelho, totalizando 90 pessoas.

Pela manhã, os visitantes conheceram as instalações do TUP Portonave – Porto de Navegantes, logo após, foram recepcionados pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, para um almoço na Marina Itajaí. Após o convescote, todos se dirigiram para o auditório da superintendência, onde puderam prestigiar as apresentações da Autoridade Portuária, APM Terminals, Marina Itajaí e demais terminais de uso privado (TUP).

Na abertura do evento, Fábio da Veiga destacou o crescimento e o avanço das obras no porto, assim como a importância da escolha de uma gestão compromissada com o futuro de Itajaí:

“Em 2017, a decisão de escolher uma gestão técnica e capacitada, feita por nosso Prefeito, Volnei Morastoni, foi fundamental para a recuperação do Porto de Itajaí. Na época, comandada pelo Engº Marcelo Werner Salles, o plano deu um novo rumo para a história do Porto. Até aqui, foram 36 meses de muito trabalho, sabemos do esforço de cada colaborador e também do apoio órgãos intervenientes, dentre eles a ANTAQ, para que esse plano se cumprisse e o bem mais precioso de Itajaí seja a cada dia maior, mais moderno e leve mais qualidade no serviço dos usuários”, analisa.

Fábio passou a palavra para o prefeito Volnei Morastoni, que enfatizou o fato de priorizar uma escolha técnica ao invés de política na definição do comando do Porto, e que isso se deve a qualidade dos servidores.

“Itajaí tem feito sua lição de casa e superado desafios na gestão portuária. O município tem feito investimentos, como a nova sede da Polícia Federal, para que o Porto de Itajaí esteja em conformidade com aquilo que é cobrado pelos órgãos intervenientes. Nossa cidade e nosso povo tem uma ligação forte com o Porto, a pesca e com a indústria naval e se fortalece a cada dia como referência nessas atividades”, destacou o prefeito.

O prefeito Volnei Morastoni aproveitou ainda a oportunidade para falar do Protocolo, assinado na sexta-feira, pelo Consórcio Águas Azuis, para a construção de quatro corvetas para a Marinha do Brasil. Os navios serão construídos no Estaleiro Oceana, em Itajaí.  O projeto está avaliado em $2 bilhões de dólares, e consolida a cidade como um polo naval militar para todo o hemisfério sul.

Superintendente do Porto de Itajaí até março desse ano, o engenheiro Marcelo Werner Salles foi responsável por apresentar o projeto de recuperação do Porto, as obras que estão em andamento e as que já foram concluídas. Dentre as obras mais importantes, destaca-se a primeira etapa da nova Bacia de Evolução, que dará condições de receber navios com até 336 metros. A obra se fez indispensável na manutenção das atividades do Porto e na conquista de novas rotas, já que as embarcações full contêiner aumentaram seu tamanho de forma rápida nos últimos anos, questão que foi levantada não apenas por Marcelo, mas por outros representantes dos TUPs.

“A atividade portuária não é apenas um modal de transporte, ela é uma importante estrutura de negócios e coloca nossa cidade como o 2º PIB do estado em prestação de serviço. A parceria público/privado foi fundamental para a recuperação do Porto, e se mostrou um excelente modelo de gestão, que nos coloca atualmente entre os 120 maiores portos em movimentação de containers do mundo”, pontuou Salles.

Depois da explicação de Marcelo, a APM Terminals, arrendatária do Porto de Itajaí, abriu a apresentações dos terminais privados, seguida pela Marina Itajaí e pelos TUPs Barra do Rio, Teporti, PolyTerminais e Braskarne. Os participantes falaram do desempenho de seus terminais, as características de cada um, a dificuldade enfrentada e solicitaram a parceria da ANTAQ frente a demandas, como a simplificação de alguns processos.

Para encerrar as apresentações, Gabriela Coelho, Superintendente de Fiscalização e Coordenação da ANTAQ, agradeceu a recepção e a organização do evento:

“Agradeço a recepção por parte da Superintendência do Porto de Itajaí e também de cada TUP que esteve presente. Quero destacar que a intenção da ANTAQ é ser parceira dos terminais, fornecendo os dados coletados como uma ferramenta de gestão, buscando sempre a excelência na prestação de serviço”, conclui.

Com o término das apresentações a comitiva fez uma passagem pela APM e depois seguiu para Balneário Camboriú para uma visita ao IPTur Bontur.

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social do Porto de Itajaí:

Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária ASCOM/SPI.

Fotos: Fabricio Pereira e Ana Paula Baticini.

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000