Prefeitura Municipal de Itajaí

21/03/2019

Até sexta-feira, 22, Porto de Itajaí está sediando o XXV COOPERAPORTOS.

Evento reúne representantes de portos de todo o país com profissionais de segurança e meio ambiente.

Até sexta-feira, 22, Porto de Itajaí está sediando o XXV COOPERAPORTOS.

Evento reúne representantes de portos de todo o país com profissionais de segurança e meio ambiente.

 

Iniciou nesta quarta-feira, 20, a 25ª (XXV) Edição do COOPERAPORTOS. Um extenso cronograma de palestras e atividades externas estão sendo colocados em prática no Auditório Martin Schmeling, sede da Superintendência do Porto de Itajaí, Estado de Santa Catarina.

Previsto para encerrar às 17 horas do dia 22 (sexta-feira), segundo informações da Comissão Organizadora do evento, cerca de 300 participantes participarão durante os três dias do COOPERAPORTOS.

Promovido pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários em parceria com o Porto de Itajaí na condição de Autoridade Portuária e a empresa especializada em resposta ambiental, a Ambipar Response (antiga SUATRANS MARINE), participaram da solenidade de abertura, o anfitrião do evento, Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, a Especialista Portuária da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ – Maria Luiza Gusmão, o 1º Tenente do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Itajaí, Rafael Manoel José, o Gerente Especialista em Atendimentos e Resposta a emergências de vazamento de óleo, Mauricio Green, e o Coordenador do Posto Avançado da ANTAQ em Itajaí, Maycon Cristi da Silva.

“O Porto de Itajaí tem uma característica de cada vez mais se esforçar e fazer o melhor. Na verdade, estamos tendo a honra e possibilidade de reunir representantes de diversos portos públicos e entidades do país aqui em Itajaí. O grande aprendizado será nosso pois essa intensa troca de informações que efetivamente já estamos tendo, irá cada vez mais nos auxiliar nas condições que são implantadas, desde aspectos voltados ao meio ambiente, segurança e métodos operacionais”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

O COOPERAPORTOS reúne técnicos de diversas administrações portuárias do Brasil, para discutir a implementação de um sistema de gestão integrada e de qualidade. Acima de tudo, aborda temas relevantes e técnicos como meio ambiente, segurança do trabalhador portuário, atuação e integração com órgãos de Segurança Pública como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros.

“Inicialmente gostaria de agradecer a todos os envolvidos em realizar este encontro aqui na Superintendência do Porto de Itajaí. A ANTAQ trabalha muito nos aspectos de harmonia e integração, e aqui estamos vivenciando mais uma vez o objetivo do evento. Nós atuamos em procedimentos com padrões que se exige equilíbrio com as devidas normativas ao qual rege cada Autoridade Portuária através de seus terminais”, pontuou a Especialista Portuária da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ – Maria Luiza Gusmão.

Responsável pelo conteúdo programático da 25ª (XXV) Edição do COOPERAPORTOS em Itajaí, a Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez dos Santos, elencou os temas considerados de grande relevância na gestão portuária ambiental, como: emergências e contingências portuárias (situações que podem acontecer durante operações portuárias colocando em risco vidas de trabalhadores), a poluição com o Meio Ambiente, importância de simulados práticos de emergência a acidentes em portos, revisões de Normas Regulamentadoras que tratam sobre segurança em portos, entre outros assuntos.

“ O evento está superando as expectativas. Tivemos dois dias com ampla participação de público e apresentação de importantes palestrantes. Para amanhã, último dia do evento, está programado um simulado de emergência na área próximo ao berço 4 onde acontecerá a simulação de vazamento de óleo de um navio que estaria atracado no porto com todo o atendimento, contenção, barreiras e equipamentos para recolhimento deste óleo”, afirma.

Palestrantes gabaritados nas áreas de segurança e meio ambiente estarão em Itajaí levando ao público participante as principais informações mediante normativas e aspectos legais nestas áreas, entre eles: o Especialista em Planos de Emergência, João Carlos Milanelli, o Diretor da Ambipar Response, Dennys Machado, o Gerente Especialista em Oil Spill (Profissional em atendimento e resposta a emergências de vazamento de óleo), Mauricio Green, o Tenente da Reserva da Policia Rodoviária do Estado de São Paulo, Márcio Oliveira, o Gerente de Produtos Perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Almir Vieira, o Especialista em Oil Spill, Jayme de Seta Filho, entre outros ministrantes renomados.

Parceira no evento, a Ambipar Reponse (antiga SUATRANS MARINE), está direcionando todos os seus esforços como empresa para o crescimento na área portuária. Todos os sistemas de atuação estão associados com práticas de emergência e estão sendo divulgados em todos os portos públicos do país e órgãos intervenientes, “O evento aqui em Itajaí está sendo altamente produtivo. Os palestrantes têm apresentado temas que estão inseridos no nosso dia a dia e que certamente serão aproveitados nos próximos meses nos portos”, acrescentou o Diretor Geral da Ambipar Response, Dennys Machado.

Assim como a ANTAQ, principal motivadora do evento em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí e a empresa Ambipar Response, participaram ainda da 25ª (XXV) Edição do COOPERAPORTOS em Itajaí, representantes de diversas entidades de classe e profissionais que atuam junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Ministério do Trabalho (MT), e de órgãos intervenientes de outros portos do Brasil.

Destaque no COOPERAPORTOS, a presença do Subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriação do Ministério da Infraestrutura da República do Brasil, Mateus Salomé do Amaral. Com a instituição de um novo governo em âmbito Federal, de posicionamento técnico, estão sendo estudados novas formas de atendimento aos portos do Brasil, entre elas a criação de uma subsecretaria de Gestão Ambiental, que tem como finalidade dar suporte trabalhar na solução de problemas ambientais.

“Esta é a primeira vez que visito a cidade e o Porto de Itajaí e desde já gostaria de parabenizar a ANTAQ e esta Superintendência pela iniciativa em estar organizando este evento, que certamente é uma excelente oportunidade para todos que atuam nas áreas portuárias responsáveis como segurança e meio ambiente, e, que estão sendo debatidos aqui, possam trocar boas práticas, novas experiências, e principalmente discutir e buscar ações relevantes que possam ser implantadas nos portos”, finaliza.

O evento é totalmente gratuito e aberto aos profissionais de gestão portuária e ambiental. Previsto para encerrar às 17 horas do dia 22, ainda podem ser feitas inscrições para participar através do e-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

Mais informações:

(47) 3341-8065 / meioambiente@portoitajai.com.br

Texto: Luciano Sens – Assessor de Comunicação do Porto de Itajaí.

Fotos: Paulo Higor Pereira (Marketing Ambipar Response).  

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000