Prefeitura Municipal de Itajaí

01/03/2019

Após 5 anos, Porto de Itajaí recebe 3 navios simultaneamente.

As três embarcações aconteceram em menos de 24 horas destacando a movimentação de cargas de contêineres.

Após 5 anos, Porto de Itajaí recebe 3 navios simultaneamente.

As três embarcações aconteceram em menos de 24 horas destacando a movimentação de cargas de contêineres.

 

A tarde desta quinta-feira, 28, foi um marco histórico para as operações de movimentação de cargas de contêineres no Porto de Itajaí. Em menos de 24 horas, os três berços do porto receberam simultaneamente o desembarque de três navios.

O primeiro navio, LOG-IN JACARANDA (full contêiner/218 metros), atracou no berço 3 (cais público), na quarta-feira 27, às 18:30. A segunda embarcação, MAERSK LEON (full contêiner/300 metros), atracou no berço 1 da APM Terminals, às 10 horas de hoje (28), e o terceiro navio, MERCOSUL ITAJAÍ (full contêiner/194 metros), atracou no berço 2 também da APM Terminals no dia de hoje (28), às 11:50.

Os três navios movimentaram 2921 TEU’s (contêineres de 20 pés) destacando um acumulado de 23.753,186 toneladasem cargas. O navio LOG-IN JACARANDAregistrou 5.800,843 toneladas e 1.061 TEU’s, o navio MAERSK LEONmovimentou 9.248,233 toneladas e 981 TEU’s, e por fim, o navio MERCOSUL ITAJAÍ registrou 8.704,110 toneladas com 879 TEU’s movimentados.

De acordo com Ricardo Amorim, Gerente de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, a última vez em que três navios atracaram nos berços 1,2 e 3, foi em 03 de maio de 2018, quando na época, o navio de bandeira suíça de nome “BBC Switzerland”, com120 metros de comprimento e 20 metros de largura (boca), atracou no berço 3 denominando-se como uma atracação de navio dedicado (tramp service), ou seja, quando o proprietário da carga contrata um navio para transportes de cargas exclusivas. Este mesmo navio atracou com o objetivo de carregar todos os materiais e equipamentos diversos que foram utilizados durante a 3ª Regata Volvo Ocean Race, destacando em suas operações movimentos de 120 contêineres. Após esse período até os dias de hoje, o berço 3 que foi inaugurado em dezembro de 2017, também recebeu atracações de navios ROLL ON – ROLL OFF possibilitando o desembarque de veículos importados, assim como navios de contêineres e até de passageiros em navios de Cruzeiros Marítimos.

Segundo Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, de fato, simultaneamente nos três berços, a última movimentação geral de cargas de contêineres de navios de linha comercial, aconteceram em 2014.

Em sua totalidade, quando o berço 4 for entregue, os quatro berços terão 1.047,30 metros de comprimento, sendo o berço 1 – APM Terminals com 297,30 metros, berço 2 – APM Terminals com 260,00 metros, berço 3 – cais público com 210,00 metros e o berço 4 – cais público com 280,00 metros.

Atualmente, o Porto de Itajaí responde por mais de 60% da balança Comercial Estadual e 4% da Nacional.

O berço 4 está com suas obras em andamento e tem previsão de ser entregue no mês de março.

O Porto de Itajaí voltará as suas origens com picos de movimentação portuária intensa permitindo mais escalas de atracações de até navios maiores e operações mais ágeis e seguras.

O Porto de Itajaí atravessou diversas adversidades durante anos, ficando sem berços operacionais na estrutura pública, uma situação delicada que gerou um problema de atendimento aos armadores, com uma situação economicamente financeira e tensa para o Porto e a cidade de Itajaí.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles, o dia de hoje é um momento de comemoração e acima de tudo um resgate a autoestima que Itajaí conquista novamente,“Os anos 2015 e 2016 foram anos muitos difíceis para o Porto de Itajaí, onde perdemos nossas linhas para outros terminais e outros portos de Santa Catarina. Isso teve seus reflexos financeiros, tanto para o Porto quanto para a mão de obra, e desde que se retornou à possibilidade de trazer novas linhas que coincidiram com o término dos berços, essa condição de ter 3 navios full container atracados simultaneamente é muito importante. E mais importante ainda, como um todo, pois melhora a autoestima de todos e sinaliza de uma forma muito positiva que nós, APM Terminals, a mão de obra, os cidadãos, estamos no caminho certo, buscando o melhor do nosso porto, para gerar a riquezas que nossa cidade precisa e dando escoamento aos produtos catarinenses”, reforçou Salles.

Otimista com os avanços que o Porto de Itajaí vem apresentando mensalmente, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacao novo marco com a atracação simultânea e aguarda ansiosamente a conclusão das obras do berço 4, “O nosso porto está em uma fase excelente de movimentação. Estamos gradativamente recuperando a movimentação em grandes escalase conquistando novas linhas. Em breve estaremos com o berço 4 finalizado, mas mesmo assim já estamos entregando uma movimentação excelente. É motivo de comemoração, mostrando um novo momento que o Porto de Itajaí está vivendo, em uma linha de ascendência positiva. É o Porto de Itajaí voltando aos velhos tempos e atingindo sua plenitude novamente”, acrescenta o prefeito.

“O posicionamento comercial competitivo da APM Terminals Itajaí gerou a atração de cinco novas rotas e diversos armadores para o terminal de Itajaí em 2018, além de uma escala adicional de um dos serviços que atendemos de e para a Ásia. Essas conquistas são frutos do nosso profundo conhecimento em operação portuária aliada à qualidade no atendimento aos nossos clientes. Nossa maior missão é continuar servindo o mercado catarinense com excelência, sendo parceiros confiáveis na cadeia logística dosmais variados segmentos”, destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals Brasil.

A APM Terminals Itajaí atualmente conta com rotas que conectam o terminal à África, América do Norte, América do Sul, Europa, Mediterrâneo e Ásia, além de serviços de cabotagem, operadas por mais de 14 armadores integrados em diferentes consórcios. A proximidade entre o porto e a BR-101, assim como o acesso à BR-470, também fazem de Itajaí o fluxo preferencial para cargas de exportação, especialmente proteína animal (frango e suíno), madeira, celulose e cerâmica. O terminal está localizado no maior e principal pólo logístico de Santa Catarina, cercado por instalações retroportuárias e de apoio, além de ser base de diversas empresas importadoras e exportadoras.

Texto: Luciano Sens.

Fotos/créditos: Duna Filmes, APM Terminals Itajaí.

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