Prefeitura Municipal de Itajaí

20/12/2018

Superintendência do Porto de Itajaí recebeu número expressivo de universitários por meio de visitas técnicas no Segundo Semestre de 2018.

Projeto Escola no Porto também atendeu as expectativas.

Superintendência do Porto de Itajaí recebeu número expressivo de universitários por meio de visitas técnicas no Segundo Semestre de 2018.

Projeto Escola no Porto também atendeu as expectativas.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí manteve seu quadro de atendimentos por meio de visitas técnicas neste segundo semestre de 2018, recebendo 533 estudantes universitários de diversas cidades do país.

Entre o período de 180 dias corridos (julho a dezembro), a Autoridade Portuária recebeu acadêmicos de mais quatro estados, além de Santa Catarina. Desta vez, uma turma veio diretamente da Colômbia.

Todas as visitas são ministradas pelo Assessor de Direção Alan Peter Rosa, que avalia positivamente o ano,“Só neste segundo semestre somamos 533 alunos em visitas técnicas. Para nósé uma experiência que tanto soma para os acadêmicos e para o Porto de Itajaí, oportunizando a forma demostrar como funciona sua rotina no porto e Complexo Portuário num todo, dandouma ideia real do mercado marítimo internacional”, destacou Alan.

Algumas das Universidades que marcaram presença durante as visitas são:UEPG (Ponta Grossa), UNIDAVI (Rio do Sul), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Florianópolis), Instituto Parque Dom Bosco (Itajaí), Centro Universitário Católico (Jaraguá do Sul), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-Itajaí), SENAI (Curitiba), Univille (Joinville), IFSC (Gaspar), Avantis (Balneário Camboriú), Unifebe (Brusque) e Instituto Federal de São Paulo.

No montante de 2018, onúmero total é de 885 acadêmicos, em cursos como: Comércio Exterior, Portos do Brasil, Engenharia Naval, Engenharia Civil, Processos Gerenciais, Administração, Logística, Agronegócio e até Direito.

Em um comparativo anual, em 2017 foram atendidos 540 alunos, o que demonstra um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

Destaque internacional:

No dia 31 de outubro,a Superintendência do Porto de Itajaí recebeu um grupo de estudantes internacionais dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais e Ciências Contábeis, diretamente de Bucaramanga,Colômbia, pela Universidad de Santander (UDES).

Janete Buzzi, consultora e assessora internacional, esclarece a importância da presença no complexo portuário de Itajaí, “Os estudantes tiveram a chance de conhecer as instituições e possibilidades de convênios, cursos de mestrado e doutorado para futuros convênios entre as Universidades visitadas e a Universidade Santander de Bucaramanga-Colômbia, o que também deu uma visão do potencial industrial e exportador do Estado de Santa Catarina, assim como, das oportunidades de negócios existentes”, pontuou Janete.

Escola no Porto: Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí:

O Projeto intitulado Escola no Porto,de origem da Gerência de Meio Ambiente, recebeu no segundo semestre a visita de 120 alunos de várias cidades do Estado. No somatório do ano o número de participantes foi de 215 estudantes. A dinâmica de apresentação deste projeto visa demonstrar aosjovens estudantes,sobre como funciona o Complexo Portuário de Itajaí, envolvendo suas ações ao longo do tempo, passando por momentos que marcaram a sua história e também conta suas ações realizadas em proldo meio ambiente, sempre adequando o tema para cada idade.

“Nós mostramos as atividades que o Porto de Itajaí faz para minimizar todo dano ao meio ambiente, no caso, a biota aquática(vida marinha). Também falamos sobre o plano de gerenciamento de resíduos e os planos de emergência, destacamos os treinamentos e simulados para os funcionários”, complementa Renan V.Santana, Estagiário da Gerência do Meio Ambiente e responsável por algumas das apresentações.

“O que nós priorizamos acima de tudo, é o auxílio as crianças a entenderem de fato que pequenas ações podem fazer toda adiferença, como por exemplo, não jogar lixo no chão ou óleo usado na pia, mostramos o quanto de lixo a draga retira do canal de acesso ao Rio Itajaí Açu, fazemos toda essa consciência ambiental”, finaliza Renan.

SAIBA MAIS:

Para fazer o agendamento de sua escola ou universidade em 2019:

Universidades: Assessor de Direção - Alan Peter Rosa: alan@portoitajai.com.br

(47) 3341-8053.

Escola no Porto:Gerência do Meio Ambiente - Medelin Pitrez dos Santos: medelin@portoitajai.com.br/Livia Lara Sabel Ceccon – liviaceccon@portoitajai.com.br

(47) 3341-8306.

Texto: Fabrício Zarrilli Pereira - Estagiário Assessoria de Comunicação.

(47) 3341-8067.

Fotos: ASCOM/GEAM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000