Prefeitura Municipal de Itajaí

29/11/2018

CONPORTOS - Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, realizou cursos de capacitação para servidores portuários.

Itajaí foi a cidade escolhida para a realização de cursos em segurança portuária. Palestras e visitas em portos estiveram no roteiro de atividades.

CONPORTOS - Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, realizou cursos de capacitação para servidores portuários.

Itajaí foi a cidade escolhida para a realização de cursos em segurança portuária. Palestras e visitas em portos estiveram no roteiro de atividades.

 

Encerra nesta sexta-feira, 30, em Itajaí, o ciclo de palestras realizadas pela CONPORTOS – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis.

Por duas semanas, os encontros aconteceram na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A instituição universitária foi parceira, principalmente por fornecer estruturas adequadas, e entre os dias 19 e 23 de novembro o tema abordado foi sobre “Curso de Análise de Risco” e entre 26 e 30 de novembro, o assunto discutido com os participantes foi sobre as diretrizes para o “5º Curso Nacional de Auditoria”.

Cerca de cem pessoas se inscreveram e prestigiaram as atividades. Os encontros foram realizados através de palestras em períodos matutino e vespertino, e também em áreas externas, com roteiro de visitas e conhecimentos teóricos na prática junto aos portos de Itajaí, Navegantes (PORTONAVE) e Itapoá, no norte do Estado.

A CONPORTOS tem como missão, elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos em portos, terminais e vias navegáveis, e ambos os cursos tem como finalidade principal a capacitação dos integrantes da CESPORTOS (Comissões Estaduais de Segurança Púbica em Portos).

Criada em 30 de maio de 1995, a CONPORTOS é uma comissão nacional de Segurança Pública nos Portos, terminais e vias navegáveis, e a segurança pressupõe necessariamente sua capacitação no que compete ao terminal portuário de seus servidores. Uma das matrizes que tem se aprofundado na CONPORTOS, de acordo com sua diretoria, esse ano estão sendo os cursos de capacitação, tanto no segmento privado, mas também do servidor público atuante no tema, para que desempenhe a tarefa de uma maneira mais certa, padronizada e metódica.

“Estou muito feliz, pois o Porto de Itajaí está inserido em um dos melhores complexos portuários do país e atualmente apresenta uma performance de segurança muito interessante. Não conhecíamos sua estrutura física pessoalmente. Toda a nossa equipe está muito satisfeita com a acolhida quanto o profissionalismo com o pessoal da região, e para nós tem sido uma experiência gratificante”, declarou o Presidente da CONPORTOS, Marcelo João da Silva.

A CONPORTOS é composta pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Ministério da Defesa, representado pelo comando da Marinha, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC).

Órgão fundamental e atuante em paralelo as ações da CONPORTOS, a Secretaria Nacional de Portos (SNP), também esteve presente durante a realização dos cursos em Itajaí.

“A SNP se sente muito bem recebida aqui em Itajaí. Planejamos usar todo o conhecimento do que se está sendo aplicado, e da mesma forma, conseguir desempenhar melhor as funções que nos são atribuídas. Cabe a nós, cada vez mais corrigir os problemas que já são históricos na área de segurança portuária, tentando modernizar ao máximo, tanto o processo de implementação do ISPS CODE, como a aplicação e efetivo de funcionamento do código nos Portos Públicos Brasileiros”, acrescentou o Auxiliar Administrativo em Nível 2 da Secretaria Nacional de Portos, Pedro Carvalho Gomes da Silva.

Ambos os cursos aplicados pela CONPORTOS em Itajaí, voltados aos principais métodos em segurança portuária, contaram com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), CESPORTOS do Estado de Santa Catarina, em apoio com a Secretaria Nacional de Portos (SNP) TOS e Superintendência do Porto de Itajaí (SPI).

“Está sendo muito positivo para todos nós em poder ser a cidade sede e nosso Estado, quanto a realização dos cursos ao longo destas duas semanas. Isto só reforça nossa identidade em prol das questões que envolvem a segurança portuária. Seguiremos atento aos nossos padrões com instalações portuárias seguras, fazendo toda a parte de prevenção, orientação e prevenção sobre aos atos ilícitos, contrabandos de mercadorias, contrabando de drogas, entre outras ações desempenhadas. Essas capacitações são importantes, pois só fortalecem as ações voltadas para o plano de segurança e para a segurança portuária”, concluiu a Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez dos Santos.

O ciclo de palestras da CONPORTOS encerra amanhã com a conclusão do 5º Curso Nacional de Auditoria. De acordo com informações da CONPORTOS, existe a possibilidade de realizar no segundo semestre de 2019, na cidade de Belém (Pará), o Curso de Supervisor de Segurança Portuária (SSP).

Mais Informações:

Médelin Pitrez dos Santos – Gerente de Meio Ambiente (GEAMB).

Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065/8306.

www.portoitajai.com.br

Texto: Luciano Sens;

Fotos: Fabricio Pereira – ASCOM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000