Prefeitura Municipal de Itajaí

23/11/2018

Porto de Itajaí recebe mais 1,6 mil veículos importados da General Motors.

Após diversas operações “testes”, contrato foi assinado para o período de um ano.

Porto de Itajaí recebe mais 1,6 mil veículos importados da General Motors.

Após diversas operações “testes”, contrato foi assinado para o período de um ano.

 

Na manhã de hoje, 23, o Porto de Itajaí recebeu o décimo segundo navio com veículos importados da montadora General Motors (GM/Chevrolet).

A embarcação atracou às 09:00 horas no berço 3 (porto público), e está sendo operado pela APM Terminals (empesa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Trata-se do navio de bandeira panamenha Galveston Highway. Com 199 metros de comprimento por 32 de boca (largura), trouxe a bordo 1686 veículos modelos Equinox e Tracker.

O navio pertence ao Armador K-Line (Kawasaki Kisen Kaisha LTDA) e partiu do Porto de Altamira, no México, onde foram embarcadas as unidades.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações podem encerrar ainda hoje por volta de 21 horas, e cerca de 100 veículos poderão ser movimentados por hora.  Ao término das operações, o navio Galveston Highway segue roteiro para o Porto de Santos, litoral de São Paulo.

A primeira atracação “teste” aconteceu no dia 09 de junho, e naquele dia, 500 veículos modelo Cruise desembarcaram pelo navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

Depois disso somaram-se mais nove operações “testes”, e no dia 01 de novembro, o Porto de Itajaí recebeu o Navio de bandeira panamenha, Diamond Highway (11ª atracação), onde desembarcaram 1688 veículos modelos Camaro, Tracker e Equinox chegando a marca de 12.413 unidades.

Com a chegada de hoje do navio Galveston Highway, o somatório total é de 14.099 veículos importados da montadora General Motors/Chevrolet.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Em seguida se deslocam até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

Recentemente o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano.

Desde março, membros responsáveis da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da  APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da  Fazenda e Procuradoria Geral do Município realizaram reuniões em busca do procedimento correto para a operação fluir da melhor maneira possível, não afetando as demais operações no cais público e nem afetando o trânsito de Itajaí para o momento de transferência dos veículos para o RAC.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos.

Depois de passaram pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Para o mês de dezembro, a Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminals ainda serão comunicadas pela montadora General Motors quanto ao cronograma de datas prevista de novos desembarques.

Acredita-se que até o final deste ano, possivelmente o Porto de Itajaí receba mais de 16 mil veículos importados pela montadora GM.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/SPI.

(47) 3341-8067.

Texto: Luciano Sens.

Fotos: Fabricio Pereira – Estagiário ASCOM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000