Prefeitura Municipal de Itajaí

22/11/2018

Superintendência do Porto de Itajaí realiza campanha Novembro Azul em parceria com Secretaria de Saúde de Itajaí.

Ação tem agenda mensal com diversas palestras, blitz educativas e testes rápidos.

Superintendência do Porto de Itajaí realiza campanha Novembro Azul em parceria com Secretaria de Saúde de Itajaí.

Ação tem agenda mensal com diversas palestras, blitz educativas e testes rápidos.

 

Promovido pela Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, começou na segunda-feira (19), a agenda de eventos NOVEMBRO AZUL (Saúde do Homem Portuário) e seu cronograma encerra na primeira semana de dezembro.

Paralelo as ações divulgadas e realizadas pela Prefeitura Municipal de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, na oportunidade estão sendo realizadas diversas palestras, conscientização e ações totalmente integradas voltadas ao público masculino, sobre a conscientização de doenças, prevenções, dicas de saúde e também com a realização de testes rápidos de DST, HIV, Glicemia (Diabetes) e controle de Pressão Arterial.

O cronograma de atividades teve início com a palestra do Dr. Sebastião Westphal, médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, que explorou o tema mais polêmico e de foco principal no Novembro Azul, o Câncer e Exame de Próstata.

Na terça-feira (20), participantes tiveram a oportunidade de assistirem a palestra sobre “Saúde Pública nos Portos (Gerenciamento de Resíduos, EPIs, desinfecção), com a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (ANVISA), Márcia Scariot, e na quarta-feira (21), sobre “Alimentação Saudável” com profissionais da Unimed.

Na palestra, realizada no Auditório Martin Schmeling, foram abordadas as principais causas, sintomas, tratamentos e um conhecimento geral sobre o corpo humano masculino, conscientizando e incentivando todos os homens presentes na palestra a realizarem exames frequentemente.

Toda a agenda de ações contam com a participação de órgãos e instituições de Itajaí, como a Prefeitura Municipal de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Controle de Zoonoses, FETRANCESC, TEM, CODETRAN, UNIVALI, ANVISA, Unimed, SENAI, Defesa Civil de Itajaí, Ambiental, SUATRANS, CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

Segundo Médelin Pitrez, responsável pela Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, as demais ações devem acontecer em vários pontos do Complexo Portuário de Itajaí onde possuem grande circulação de motoristas e demais funcionários envolvidos no setor portuário:

“Para atingir o maior número de participantes, as ações estarão localizadas em pontos chave da rotina dos trabalhadores portuários, como a área e entrada portuária, auditório e prédio administrativo da Superintendência e demais extensões da Autoridade Portuária. Em geral as atividades estão voltadas a saúde do homem, especificamente a saúde do trabalhador portuário que vão desde testes de resultados rápido, segurança com produtos químicos, prevenção de acidentes do trabalho, blitz educativa, direção defensiva, até orientação para uma alimentação saudável. Isso com todas as equipes envolvidas nas ações”, destacou.

A Gerência de Meio Ambiente estará seguindo um cronograma de atividades até o final deste mês e início de dezembro. Destaque no auditório da Superintendência para a abertura da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com a entrega de certificados de brigadistas, palestras sobre Qualidade de Vida no ambiente de trabalho, prevenção da Dengue, Segurança com produtos químicos, ginástica laboral, prevenção das DST/HIV.

Em área externa, a concentração das ações será a realização de blitz de segurança no trânsito, Projeto Despoluir e conscientização sobre reciclagem de resíduos e controle da dengue na área portuária.

No dia 05 de dezembro será realizado um Workshop voltado aos profissionais de comunicação (imprensa) – “Comunicação em momentos de crise” e lançamento oficial do Manual de emergência em Portos, realizado pela SUATRANS.

“A Superintendência do Porto de Itajaí procura fazer diversas ações durante todos os dias de novembro, pois são atividades voltadas para o público maior, como caminhoneiros, transportadoras, despachantes, operadores portuários e outros profissionais que atuam no complexo. Trata-se de um ciclo de ação anual em prol dos trabalhadores portuários.  Por muitos anos, através da campanha Novembro Azul, buscamos conscientizar o público masculino a ter maior cuidado com sua saúde e seu corpo”, complementa Médelin.

As atividades da campanha Novembro Azul (Saúde do Homem Portuário), encerram no dia 05 de dezembro no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí.

Em anexo cronograma de atividades da campanha.

Mais informações:

Médelin Pitrez: Gerente de Meio Ambiente (SPI).

Telefone: (47) 3341-8065.

E-mail: medelin@portoitajai.com.br

 

Texto: Fabrício Z. Pereira - Estagiário da ASCOM (47) 3341-8067.

Assessoria de Comunicação – ASCOM/SPI (47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000