Prefeitura Municipal de Itajaí

28/09/2018

Membros do CAP realizam quinto encontro do ano dando foco aos Terminais Privados e Regulamento de Exploração do Porto de Itajaí.

Reunião destacou a união entre representantes de instituições governamentais e de classe portuária.

Membros do CAP realizam quinto encontro do ano dando foco aos Terminais Privados e Regulamento de Exploração do Porto de Itajaí.

Reunião destacou a união entre representantes de instituições governamentais e de classe portuária.

 

Nesta manhã de sexta-feira, 28, o Auditório Martin Shmeling - da Superintendência do Porto de Itajaí, abriu suas portas para a realização da quinta reunião ordinária do ano com os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

Neste encontro, de acordo com seu regimento interno, estavam em pauta assuntos como a apresentação por parte de seus diretores comerciais e administrativos dos terminais PORTONAVE, Poly Terminals e TEPORTI. Apresentações destacaram a realidade atual e perspectivas para o futuro dos terminais. Também foi apresentado pela Assessoria de Direção da Autoridade Portuária, o Regulamento de Exploração do Porto de Itajaí (REP) - que estabelece diretrizes, objetivos gerais e os procedimentos mínimos para a elaboração e atualização pelas Administrações dos Portos no país.

O CAP (Conselho de Autoridade Portuária), é um órgão de deliberação colegiada que tem a participação direta nas decisões administrativas, técnicas, operacionais e comerciais dos portos e entidades ligadas a eles. É composto por representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal, contando ainda com representantes dos operadores portuários, trabalhadores e usuários dos serviços do porto.

Seus encontros acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, destacando a evolução do complexo portuário local. Com frequência são apresentados dados como movimentação de unidades de contêineres (TEU’s) de todos os terminais, movimentação de cargas, novidades em relação a ações estruturantes e relatório atual financeiro.

Cristina Costa Biu -Secretária Executiva do CAP, avalia os resultados da reunião neste quinto encontro, “A reunião de hoje transcorreu conforme a pauta e com quórum cheio.  Também tivemos a presença dos representantes dos Terminais de Uso Privado (TUPs), representantes dos órgãos intervenientes do complexo portuário de Itajaí, e de representantes de Sindicatos da mão de obra portuária. O que eu vejo é que a cada reunião aumenta o número de participantes, e o resultado é sempre positivo. Como sempre são discutidos e esclarecidos assuntos pertinentes ao complexo que são importantes para toda a comunidade portuária da região”.

Após a divulgação do balanço mensal de estatísticas do Complexo Portuário de Itajaí, os representantes de cada Terminal Privado (TUP) tiveram a oportunidade de divulgar seus relatórios e explanaram aos presentes os desafios e perspectivas para o futuro, onde todos mencionaram o estudo de expansão e ampliação de linhas, aguardando apenas o término das eleições presidenciais deste ano para avaliação competitiva de mercado nacional e internacional.

Urbano Lopes de Sousa Netto, presidente do CAP e membro do Departamento de Outorgas junto a Secretaria Nacional de Portos (SNP), destaca sobre os resultados do ano e desta reunião, “Nós sempre ficamos satisfeitos com os resultados dos encontros. Em específico, nesta reunião, podemos ver que ainda neste ano está sendo entregue a primeira etapa das obras do novo acesso aquaviário do Porto de Itajaí - a Bacia de Evolução, o realinhamento do berço 4 e sua conclusão das obras, a contratação de empresa para simulação náutica e treinamento da Praticagem, entre outros assuntos, por isso ficamos com boas expectativas pelo que vem por aí”.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, destaca o crescimento do Complexo em meio ao atual cenário econômico do país, “Observamos que toda atividade portuária vem atravessando um bom momento de crescimento e isso impacta no desenvolvimento social, na abertura de novos postos de trabalho, um resultado que recompensa todos os esforços que a comunidade portuária vem fazendo, incluindo todos os TUP’s. O reflexo econômico da própria balança comercial aferidos, são importantes, pois não estamos só falando da geração de empregos de Itajaí, mas também em nível estadual. Isso nos incentiva a dar continuidade mesmo em momentos de crise que muitos vem enfrentando. Quanto a reunião, posso afirmar que estamos colhendo os frutos dos trabalhos que estão sendo realizados. Ninguém faz nada sozinho, e por isso com a participação fundamental de todos em nossa atividade, com o apoio dos dos órgãos intervenientes, podemos contar cada vez mais com a colaboração e assim melhorar os serviços com eficácia e eficiência que o mercado portuário exige”, concluiu Salles.

Participaram neste quinto encontro representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, Sindicatos dos Arrumadores e Trabalhadores Portuários, Sindicato dos Estivadores e Consertadores, representantes de Terminais de Uso Privado (TUPs), PORTONAVE, TEPORTI, POLYTERMINAIS E BARRA DO RIO, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (MARINHA) entre outros órgãos intervenientes.

A próxima reunião do CAP está agendada para o dia 26 de outubro e será realizada novamente no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. Estão todos convidados.

Mais informações:

Cristina Costa Biu – Agente de Autoridade Portuária e Sec. Executiva do CAP de Itajaí.

GERH – Gerência de Recursos Humanos/SPI.

(47) 3341-8063 – cristina@portoitajai.com.br

* Fotos: Luciano Sens.

* Texto: Fabricio Pereira – Estagiário ASCOM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000