Prefeitura Municipal de Itajaí

27/09/2018

Gerência de Meio Ambiente promove semana de treinamentos de formação e reciclagem da Brigada de Incêndio.

Treinamentos e Simulações ocorrem durante a última semana de setembro.

Gerência de Meio Ambiente promove semana de treinamentos de formação e reciclagem da Brigada de Incêndio.

Treinamentos e Simulações ocorrem durante a última semana de setembro.

 

Entre os dias 24 e 29 de setembro, a Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí realiza em seu auditório o curso de Treinamento e Reciclagem da Brigada de Incêndio.

Na oportunidade os alunos aproveitam o momento para aprender e relembrar táticas e técnicas de procedimentos em casos de emergências como incêndios, paradas cardiorrespiratórias, salvamento, medidas de segurança, intoxicação e envenenamento, ferimentos em tecidos moles, uso de bandagens, ataduras, fraturas, luxações e entorses, traumatismo craniano encefálico, combate a sinistros, classes de incêndio, operações em combate à incêndios, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), uso de extintores, combate a incêndios de sistema de bombas e gravitacional, entre outras noções e práticas básicas.

Moisés Polezzo, da JRP Consultoria e Treinamentos possui mais de 30 anos de experiência na área e coordenou o treinamento na sede da superintendência, “Trabalhamos com toda a parte que abrange a primeiros-socorros, queimaduras, parte de afogamento, animais peçonhentos, manipulação e transportes, e também o módulo principal que é prevenção e combate ao incêndio, onde os brigadistas precisam ter um conhecimento científico da teoria do fogo e das táticas e técnicas de combate”, relatou.

A semana de Treinamento e Reciclagem da Brigada de Incêndio ocorre geralmente na última semana do mês de setembro e neste ano 39 inscrições foram efetuadas, sendo servidores que atuam nos demais setores que abrangem a Autoridade Portuária, como setor administrativo, de segurança portuária e SUATRANS, que foram divididos em duas turmas para os períodos matutino e vespertino dando a oportunidade de praticar as ações e com isso absorver melhor o conteúdo das aulas.

A SUATRANS – atuante em paralelo a Gerência de Meio Ambiente, atuou junto a semana de treinamento, “Nós estamos com outros projetos para serem desenvolvidos, onde estaremos integrando mais o pessoal de brigadistas no atendimento diário nas dependências internas do porto, e nas próximas fiscalizações, realizaremos o check-list de bombas, hidrantes, trabalhos em altura e outras atividades onde certamente estaremos solicitando o acompanhamento de um brigadista”, acrescenta o Gerente Operacional João Marcelo Sylvestre.

“Os brigadistas só tendem a ganhar com o treinamento e sua capacitação técnica, seguindo a norma IN28 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, bem como a NBR 14276, podendo fazer uso destes conhecimentos em sua rotina de trabalho, assim como no dia-a-dia, até em casa por exemplo”, completa o instrutor e técnico Moisés Polezzo, sobre os benefícios do curso.

Para Médelin Pitrez, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, o objetivo maior sempre foi reunir os servidores em horários distintos e incentivar a participar desta semana de treinos e simulações, “Com ações precisas de segurança contra incêndios, mais uma vez atingimos nossa meta. O objetivo principal é trabalhar em uma situação de urgência e emergência caso ocorra um incêndio em área portuária, então temos que envolver a parte dos primeiros-socorros e eventualmente a prevenção e combate de incêndio. Queremos manter a expectativa e melhorar cada vez mais a parte técnica referente a Brigada de Emergência com os profissionais e técnicos especializados aqui em Itajaí, que já é referência e faz a diferença em situações de emergência e urgência”, destacou Médelin.

O treinamento de encerramento está previsto para ocorrer neste sábado, 29, com o simulado geral no município de Barra Velha, litoral norte, tendo como local das atividades, um campo de treinamento. Na sequência todos os participantes estarão recebendo o certificado de participação com 17,5 horas do total da carga horária e por fim oficializando suas capacitações.

 

Mais informações:

Médelin Pitrez - Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

Texto e Fotos: Fabrício Pereira – Estagiário ASCOM/SPI.

(47) 3341-8067.  

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000