Prefeitura Municipal de Itajaí

03/09/2018

Guarda Portuária realiza treino sobre atualização do Plano de Segurança Público Portuário.

O Código Internacional visa melhorar a segurança dos Portos Brasileiros que lidam com cargas internacionais.

Guarda Portuária realiza treino sobre atualização do Plano de Segurança Público Portuário.

O Código Internacional visa melhorar a segurança dos Portos Brasileiros que lidam com cargas internacionais.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Guarda Portuária, realizou nos dias 29 e 30 de agosto a palestra e treinamento sobre o Plano de Segurança Público Portuário (PSPP), ou como é conhecido internacionalmente - ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code).

No treinamento, os guardas tiveram a oportunidade de saber como o código surgiu, quais suas diretrizes e também de revisar os métodos já em prática, assim como ter conhecimento de novas medidas de segurança, prevenção, detecção e controle que possam afetar navios e instalações do Porto de Itajaí.

“Esse conhecimento adquirido de normas e procedimentos tem como objetivo alcançar os mais elevados índices de prevenção e rapidez na resposta a um evento que venha comprometer o sistema ou parte dele”, destacou Sandro Ramos - Gerente de Segurança da Guarda Portuária do Porto de Itajaí.

O Técnico Marcus Leal Dantas, da MD Consultoria, empresa credenciada pelo Ministério da Justiça (MJ), para fazer avaliações de riscos e planos de segurança pelos Portos do Brasil, ministrou uma das palestras para os guardas portuários, onde os orientou sobre a atualização do Plano de Segurança:  “Foi feito uma avaliação de riscos de acordo com a metodologia, seguindo os critérios que o código estabelece, e com base nisso  várias medidas são e foram recomendadas e são materializadas em procedimentos em aquisição e melhoria de equipamentos e instrumentos para a segurança do Porto de Itajaí ”, pontuou.

“O Porto de Itajaí já tem sua declaração de cumprimento que é sua certificação internacional, no caso a palestra é uma atualização para manutenção da certificação por mais 5 anos. Nós temos visto que nos últimos 5 anos o Porto estava sem operação devido a ação da natureza, nisso fizemos uma projeção de movimentação para o Porto de Itajaí de acordo com seu tamanho, natureza de carga e comparando outros portos que já temos conhecimento, e nisso nós estabelecemos um procedimento de controle para a guarda portuária, porque alguns procedimentos terão de melhorar, alguns serem incrementados e outros a serem mantidos, então não foram todos que foram alterados.  Houve também um upgrade no sistema de monitoramento eletrônico por câmeras (CFTV) e uma melhoria na troca do controle de acesso (O.C.R) ”, acrescentou Marcus.

A implantação do O.C.R - cujo investimento foi de R$ 30.000,00 para o período dos meses entre maio a dezembro deste ano, garante em sua operacionalidade funções como: reconhecimento, identificação, leitura e registro da captação de imagens das câmeras de entrada que dão acesso ao Porto de Itajaí, permitindo maior segurança nas funções do dia-a-dia.

Já a atualização do sistema de vigilância por câmeras, o CFTV, teve sua troca e implantação de câmeras por modelos que oferecem desempenhos superiores, um investimento de R$ 1.866.024,60. Ambos com recursos financeiros próprios da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

Mais informações:

Sandro Ramos – Gerente de Segurança Portuária – (47) 3341-8060.

Texto e Fotos: Fabrício Zarrilli Pereira – Estagiário da Assessoria de Comunicação.

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000