Prefeitura Municipal de Itajaí

21/08/2018

Eleita nova Diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Superintendência do Porto de Itajaí contabilizou 102 votos dos servidores.

Eleita nova Diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Superintendência do Porto de Itajaí contabilizou 102 votos dos servidores.

 

A eleição para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), foi realizada entre os dias 16 e 17 de agosto, onde foram somados 102 votos, representando 60,71% dos colaboradores do Porto de Itajaí.

A CIPA é uma Comissão composta por representantes dos trabalhadores e do empregador, com cotas iguais de participantes e tendo seu objetivo principal com o desenvolvimento de atividades voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho e proteção à saúde dos trabalhadores, diante dos riscos existentes no local de trabalho.

A comissão possui oito integrantes, sendo quatro deles os mais votados pelos funcionários e 4 indicados pela Superintendência do Porto de Itajaí (data ainda a ser definido com os demais). Os membros titulares e suplentes da nova diretoria da CIPA que foram eleitos pelos servidores da Superintendência do Porto de Itajaí para o período de 12 meses são: Manuel Floriano P. Brito da GESEP (Gerência de Segurança Portuária - 43 votos), Mary Esanea Yasuda da AUDIT, (Auditoria - 32 votos) e os suplentes, Cristiano Martins Bastos (GESEP - 6 votos) e Anelise C. S. Mastella (SEGER -11 votos).

Os novos membros devem realizar um curso preparatório de 20 horas entre as duas primeiras semanas de setembro, no qual deverão adquirir maiores conhecimentos sobre o sistema de gestão integrado de Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho da Superintendência do Porto de Itajaí, procedimentos e controle de comportamento seguro no trabalho, investigação e análise de acidentes e doenças, estatísticas de acidentes, prevenção e combate a incêndio em aulas práticas e teóricas, noções sobre doenças contagiosas e suas medidas de prevenção, higiene do trabalho, uso de equipamentos de prevenção individual (EPI’s), estudo de riscos ambientais, riscos e perigos no ambiente de trabalho portuário, prevenção e controle de emergências com produtos perigosos, noções básicas de primeiros socorros, noções sobre legislações trabalhistas e previdenciárias relativas a saúde e segurança no trabalho, entre outros.

A solenidade de posse acontecerá no dia 18 de setembro, às 18 horas no auditório Martin Schmeling, onde os membros já devem ter realizado todas as horas complementares de curso preparatório para a função.

Todos os funcionários podem enviar sugestões e observações para o seguinte email: cipa@portoitajai.com.br

Em atendimento a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Artigo 163 e Portaria nº 09 de 23 de fevereiro de 1999 do Ministério do Trabalho e Emprego, que altera e regulamenta a Norma Regulamentadora (NR-05) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estabelecido pela Portaria nº 3.414, de 08 de junho de 1978, determinou o processo eleitoral da CIPA da Superintendência foi divulgado através de convocação de eleição, constituição da comissão eleitoral, publicação e divulgação do edital de inscrição (01/08), inscrição de candidatos (04/08 à 15/08) e eleição (16/08 e 17/08).

Mais Informações:

Regina da Silva dos Santos - Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

(47) 3341-8314.

Superintendência do Porto de Itajaí.

www.portoitajai.com.br

* Fotos e Texto: Fabricio Pereira – Estagiário ASCOM/SPI.

(47) 3341-8067.

 

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