Prefeitura Municipal de Itajaí

15/08/2018

Almirante da Marinha do Brasil conhece projeto de implantação do futuro Museu do Porto.

Encontro aconteceu na sede da Inspetoria e promoveu a integração entre órgãos marítimo e portuário, Univali e Prefeitura Municipal de Itajaí.

Almirante da Marinha do Brasil conhece projeto de implantação do futuro Museu do Porto.

Encontro aconteceu na sede da Inspetoria e promoveu a integração entre órgãos marítimo e portuário, Univali e Prefeitura Municipal de Itajaí.

 

Na última sexta-feira, 10, membros da Superintendência do Porto de Itajaí e do Governo Municipal, representados pela Secretaria Municipal de Urbanismo, estiveram acompanhados pelo Diretor de Museus da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Profº Jules Marcelo Rosa Soto, para recepcionarem uma comitiva de militares da Marinha do Brasil. O encontro aconteceu na sede da antiga Inspetoria e contou ainda com a presença do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O encontro ocorreu com o propósito de apresentar aos militares, os esforços do Município de Itajaí no planejamento de intervenções urbanas, em termos de infraestrutura e revitalização geral do centro histórico. Destaque no encontro para a discussão do projeto de implantação do futuro Museu do Porto, iniciativa da Superintendência do Porto de Itajaí para garantir a preservação do prédio histórico onde funcionava a antiga Inspetoria, em convênio com a Univali e apoio da Marinha do Brasil.

Entre os membros da Marinha do Brasil, destaque pela presença dos militares, Almirante de Esquadra - Paulo Cezar de Quadros Küster (Comandante de Operações Navais), Vice Almirante - José Renato de Oliveira (Comandante do 5º Distrito Naval SC/RS), Capitão de Mar e Guerra -Emerson Gaio Roberto (Capitão dos Portos de Santa Catarina), Capitão de Mar e Guerra -Alexandre Lopes Vianna de Souza (Chefe de Gabinete do Comando de Operações Navais), Capitão de Fragata – Thales da Silva Barroso Alves (Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí), Capitão de Corveta – Gustavo Henrique Schneider Arueira (Ajudante de Ordens do Comando de Operações Navais), e o Capitão Tenente – Moisés Mendes Ferreira (Assistente do Comando do 5º Distrito Naval SC/RS).

A Inspetoria, prédio tombado como patrimônio histórico, conhecido por ter sido sede do prédio da Fiscalização do Porto de Itajaí, foi edificada em 1930 servindo como escritório e também depósito dos materiais que haviam sido utilizados nas obras de ampliação do Porto de Itajaí. Com o passar dos anos, mais precisamente no ano de 1967, os departamentos de fiscalização passaram para um novo local, sendo construído um novo prédio da Administração do Porto na Av. Coronel Eugênio Muller.

Sua construção em estilo e elementos neoclássicos, tem em sua estrutura e composição, edificada em tijolos e coberta por telhas do tipo francesa, destacando ainda as características do renascimento florentino.

Em junho de 2015, o prédio histórico foi reentregue para a comunidade itajaiense após as obras de restauro que levaram um ano para serem concluídas. Por um período pós sua reinauguração, o prédio passou a sediar as reuniões do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

Recepcionando os convidados, o Superintende do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles fez uma breve apresentação das atividades do Complexo Portuário de Itajaí, desenvolvidas em um ano e meio da atual gestão, apresentando o relatório de estatísticas do primeiro semestre, destacando importantes ações estruturantes como o bom andamento da primeira etapa das obras da nova Bacia de Evolução, previstas para serem conclúidas no próximo mês, entrega do berço 4, programada para dezembro deste ano, a recuperação da profundidade operacional do canal aquaviário com a recente conclusão dos trabalhos de dragagem, os estudos de nova sinalização náutica e o plano de expansão portuária. Em sua apresentação, destaque para a participação entusiástica da Univali e da Marinha no processo de implantação do Museu do Porto, “Este é um pleito antigo de uma ocupação real deste prédio que a Superintendência do Porto de Itajaí reinaugurou em 2015, e que agora está prestes a se consolidar como empreendimento inserido no Projeto Borda D’Água (com a instalação do Museu do Porto e contrução de uma Praça no seu entorno), com projetos desde o Centro Comercial Portuário (CCP), até aqui na Inspetoria, com parcerias interinstitucionais com a Prefeitura (Secretaria Municipal de Urbanismo, Secretaria de Turismo e Secretaria de Obras), Univali e Marinha do Brasil”, destacou Salles.

Dentro dos investimentos previstos para serem financiados pelo FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), a Secretaria Municipal de Urbanismo apresentou para os membros da Marinha o plano de revitalização da beira-rio, desde o Centreventos, ainda na continuação da Av. Victor Konder, passando pelo Mercado Público e seguindo pela Av. Pref. Paulo Bauer até chegar ao prédio da Inspetoria, junto aos muros do Porto de Itajaí. A síntese do projeto é que a cidade valorize o encontro com o seu rio, em projeto urbano-turístico, agregando qualidade de vida para a população nativa, mas também concretizando o aspecto de localização e destino turístico que a cidade já vivencia. Nessa visão contemporânea, se prevê a potencialização do entorno do Mercado Público, renovação do Mercado do Peixe, novo píer para atracação de transatlânticos, reconfiguração do ferry-boat, implantação de Museu Naval junto à Delegacia da Capitania dos Portos e implantação do Museu da Pesca.

A Marinha do Brasil apoia em todo o território nacional a divulgação de suas atividades marítimas, e em Itajaí não é diferente a participação e integração com comunidade e órgãos que administram o município. Futuramente com um museu totalmente voltado para suas especialidades navais, seu reconhecimento ficará mais acessível à população, “Achei o projeto maravilhoso! Muito bem elaborado e certamente dará um avanço e uma integração muito grande entre o Porto e a cidade, as atividades marítimas como um todo, terá reflexos para o futuro e acima de tudo terá o apoio da Marinha do Brasil através da Delegacia da Capitania dos Portos aqui de Itajaí”, afirmou o Almirante de Esquadra e Comandante de Operações Navais, Paulo Cezar de Quadros Küster.

Com a perspectiva de que este projeto venha a se tornar realidade, Itajaí ficará mais ainda conhecida no âmbito das atividades do porto, setor pesqueiro e importância da Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha), “Nós ficamos muito orgulhosos mais uma vez em receber a visita da comitiva da Marinha e principalmente do Almirante Paulo Cezar, e assim com o apoio da Univali, através do Professor Jules em possivelmente implantar na cidade, além do Museu do Porto, os museus da Pesca e Naval. Itajaí pode tornar-se em Santa Catarina e até no Brasil, uma referência quanto ao resgate da cultura e história de nossa cidade, e ainda será uma grande referência para a educação de nossos estudantes e escolas”, destacou Volnei.

No ponto de vista do curador e diretor de museus, professor Jules, muitas cidades onde a atividade portuária está inserida, apresentam aspecto de marginalização no entorno do porto, e em Itajaí, essa característica não está presente, “Todos os projetos que envolvem estruturas de Museus, é pensando nos munícipes. Temos o aval e apoio do Reitor da Univali, pois sabe-se que hoje Itajaí realmente comporta muitos espaços culturais e agora temos que trabalhar nesse sentido. Todas as instituições estão entrando neste projeto, sem fins lucrativos, pensando no que Itajaí poderá ser no futuro. Isso sem falar no acervo que a população terá à disposição para conhecer ou até mesmo fazer doações, pois o itajaiense valoriza suas raízes e ao contrário de outros portos, aqui em Itajaí, pelo fato de estar localizado junto a área central da cidade, existe uma mescla urbanística”, acrescentou o Diretor de Museus da Univali, Professor Jules Rosa Soto.

Ao término da reunião, a comitiva de militares da Marinha foi convidada pelo Prefeito Volnei Morastoni, a conhecerem de perto os locais que estão no entorno do Mercado Público e prédio da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que deverão receber importantes obras de renovação urbanística.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000