Prefeitura Municipal de Itajaí

24/07/2018

Novo Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí visita Superintendência.

Encontro aconteceu nesta segunda e aproximou mais ainda relações entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima.

Novo Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí visita Superintendência.

Encontro aconteceu nesta segunda e aproximou mais ainda relações entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima.

Nesta segunda-feira, 23, a sede da Superintendência do Porto de Itajaí, foi recepcionada pelo novo Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves.

Na oportunidade, o novo comandante estava acompanhado do Comandante e Capitão de Fragata, Alekson Barbosa da Silva Porto, que ficará em Itajaí até 31 de julho, e do também Comandante Marcos Aurélio Ferreira Dias, que atua junto ao cargo de Encarregado de Tráfego Aquaviário da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

O comando da Marinha de Itajaí foi recepcionado pelos membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Superintendente e Engº Marcelo Werner Salles, o Assessor de Direção, Héder Cassiano Moritz, o Gerente de Projetos e Diretor Técnico André Pimentel e a Diretora Administrativa Financeira, Roseli Melnek.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Superintendência e juntos puderam trocar informações sobre a vinda do novo Comandante para Itajaí e conhecer de perto como se encontram as atividades gerais da Superintendência do Porto de Itajaí.

Durante a reunião, o Superintendente Marcelo Werner Salles, fez uma breve apresentação do Complexo Portuário de Itajaí, e, destacou o bom relacionamento que tem junto à Autoridade Marítima (Marinha do Brasil), sede da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

Entre os pontos citados pelo superintendente Marcelo e Assessor de Direção, Héder, destaque para cenário estatístico do Porto de Itajaí no Estado de Santa Catarina  e Brasil, serviços de manutenção de dragagem e aprofundamento do canal de acesso ao Complexo, obras da Bacia de Evolução, serviços de tarifa oferecidos pela Autoridade Portuária, equilíbrio financeiro e recuperação de receitas, atuação da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto Público), Porto Organizado/Nova Poligonal, treinos e simulações com a Praticagem, nova sinalização aquaviária, Obras do berço 04, possível atracação de Navios de Cruzeiros de Turismo (MSC), no cais do Porto Público, greve dos caminhoneiros, embargo de carnes frigorificadas, entre outras ações estruturantes que se fazem necessária.

“Inicialmente quero agradecer pela atuação do Comandante Alekson Porto, por tudo que fez por Itajaí nestes três anos em que esteve à frente do comando da Marinha. Com uma postura ética e de forma retilínea, objetivou sempre com base em sua legislação específica a qual o compete, sempre pró-ativo, em conformidade com os problemas que fazem parte ou fizeram, para juntos, sempre adequarmos o que tem de ser melhor para a cidade. Da mesma forma desejamos muita sorte ao Comandante Thales Alves neste momento em que está assumindo o comando de Itajaí, e, que assim como foi com o Comandante Alekson Porto, também fará parte de uma comunidade portuária que almeja efetivamente sempre o melhor”, disse Salles.

Alekson Barbosa da Silva Porto - Comandante e Capitão de Fragata, é natural de Rio de Janeiro e desde 10 de julho de 2015 estava no comando da Delegacia da Capitania de dos Portos de Itajaí. Ano que vem fará 29 anos que está na Marinha do Brasil. De Itajaí, segue para o município de Rio Grande (RS), e possivelmente assumirá o comando do Distrito Naval de Rio Grande, na função de chefe de operações.

“Me despeço em breve de Itajaí com sentimento de voltar um dia. Voltar com minha família para esta cidade que me acolheu e sempre estará em meu coração. Sou muito grato por todos e em especial pelas atividades em conjunto com a Superintendência do Porto de Itajaí, neste caso especifico, que sempre manteve um excelente relacionamento com a Autoridade Marítima, que de uma certa forma, colaborou pelo progresso num todo, em que estivemos à frente”, citou.

Alekson Porto se despediu ontem da Superintendência do Porto de Itajaí, com uma frase utilizada pela Marinha do Brasil: “Sempre restará muito o que fazer...”, provando que tudo o que foi realizado em seu período por Itajaí, terá ainda muito pelo que ser construído, concluiu agradecendo pelo companheirismo recebido pela comunidade portuária nestes anos.

O novo Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Thales da Silva Barroso Alves, nasceu no município de Santiago do Boqueirão (RS), está atuando na Marinha do Brasil há exatos 25 anos, e nos últimos dois anos esteve à frente do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília.

“Aqui em Itajaí daremos sequência em tudo que estava sendo realizado. Ter a possibilidade de afinarmos cada vez mais nossos discursos e ter a presença da Autoridade Portuária junto com a Marinha, nos fortalece e nos engrandece para cada vez mais nos empenhar e dar a sociedade de fato o que ela merece, como respeito e cidadania”, destacou o novo Comandante, Thales da Silva Barroso Alves.

A solenidade de transmissão de comando da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí acontecerá na próxima terça-feira, 31 de julho, na própria sede da Capitania.

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social do Porto de Itajaí – ASCOM.

Fotos e Texto: Luciano Sens.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000