Prefeitura Municipal de Itajaí

27/04/2018

Semana de conscientização de segurança e saúde de trabalho - ABRIL VERDE.

Palestras e sobre prevenção de acidentes foram ministradas na Superintendência do Porto de Itajaí.

Palestras e sobre prevenção de acidentes foram ministradas na Superintendência do Porto de Itajaí.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí finalizou nesta sexta-feira (27) a semana “Abril Verde” - onde foram debatidos diversos temas voltados à vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

 

Durante a semana foram realizados várias ações no Porto de Itajaí, reforçando as normas de segurança no Complexo Portuário, assim como novas instalações internas de placas de avisos de segurança, orientações e blitz educativas.

 

Nos dias 25 e 27 foram ministradas palestras com temáticas sobre Dengue, Animais peçonhentos, conjuntivite, AIDS, Tuberculose e outras doenças. Nelas, os funcionários tiveram acesso a um maior conhecimento sobre as doenças sazonais, suas prevenções, e como agir caso contraia alguma doença transmissível ou tenha contato com algum animal.

 

Na palestra referente a Conjuntivite e Influenza, a enfermeira palestrante Richelle S. Parodi do Setor de Segurança Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Itajaí abordou temas importantes sobre os cuidados que cada pessoa deve ter e como agir nas situações em que contraiu alguma doença, “Toda empresa é um local que as pessoas tem família, amigos, então sempre que a gente trabalha este assunto nessas instituições, isso acaba refletindo para esse círculo, então a divulgação destes assuntos nunca é demais e é sempre importante saber como se prevenir”, pontuou.

 

As ações envolvendo o movimento nacional intitulado Abril Verde, estão relacionados diretamente a duas datas importantes, sendo elas celebradas no dia 07 de abril (Dia Mundial da Saúde), e também em 28 de abril ( Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho).

 

A Gerência do Meio Ambiente da  Superintendência do Porto de Itajaí em conjunto a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA sempre estiveram envolvidas quando o assunto está relacionado a segurança e saúde do trabalhador portuário,  “Acredito que a mobilização foi muito positiva, pois qualquer parada para reflexão é válida e é extremamente importante, pois retrata nossas atitudes em relação ao trabalho. Precisamos estar sempre atentos ao que nos rodeia e cuidar tanto de nós e de nossos colegas de trabalho” relata Regina Santos, Presidente da CIPA no Complexo Portuário de Itajaí.

 

Para o Biólogo do Núcleo de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Marcos Antonio Cordeiro, todos devem estar em sentido de alerta quanto a possibilidade de animais peçonhentos serem encontrados no dia-a-dia,  “Nós aqui em Itajaí vivemos uma realidade bastante diferente, que difere de outros locais do país, pela questão principal do movimento de cargas do Porto de Itajaí, isso faz um diferencial na possibilidade de estar recebendo produtos vindos de várias regiões do nosso país, fazendo com que vários animais sejam trazidos pra cá de forma aleatória, importados, contra a vontade destes, no meio destas cargas. A um ano e meio atrás encontramos um escorpião paraenses, da bacia amazônica, que veio no meio de uma carga de madeiras de maneira acidental. Para estes casos, nós temos um manual de controle de escorpiões que se baseia na busca ativa, a coleta destes animais, e a averiguação do ambiente em que ele foi encontrado. Qualquer pessoa que tenha sido exposta a um animal desse nível, deve entrar em contato com as nossas unidades de saúde imediatamente, e se possível levar o animal”, alertou.

 

Importante ressaltar que o Porto de Itajaí, junto a sua empresa arrendatária que atua nas atividades operacionais do Porto (APM Terminals), e OGMO (Orgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Itajaí), não medem esforços quando os assuntos estão voltados para a segurança e saúde do trabalho.

 

Frequentemente palestras de segurança, simulações de emergências e treinamentos são realizados por equipes profissionais da Gerência do Meio Ambiente. Neste primeiro trimestre foram implementadas ainda diversas melhorias no Complexo, com instalações de novas luzes, pinturas de sinalização, instalação de novas câmeras de segurança entre outras etapas de infraestrutura para dar melhores condições aos trabalhadores, “A Superintendência do Porto de Itajaí abraçou forte a causa Abril Verde, onde ao invés de celebrarmos apenas o dia 28 de Abril, fizemos várias ações durante a semana, e todos tiveram a chance de saber um pouco mais sobre segurança do trabalho, saúde, doenças contagiosas e virais, e também reforçamos as sinalizações no complexo portuário com placas de sinalização no Porto de Itajaí.” relata Médelin Pitrez, Gerente do Meio Ambiente.

 

Mais informações:

 

Médelin Pitrez - Ger. Meio Ambiente.

Gerência de Meio Ambiente.

Superintendência do Porto de Itajaí.

Fone: (47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

 

Regina S Santos - Auditoria.

Agente de Autoridade Portuária II.

Superintendência do Porto de Itajaí.

Fone: (47) 3341-8314.

E-mail: regina@portoitajai.com.br

 

Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí:

Segunda a Sexta 7h as 19h, sem fechamento para almoço.

(47) 3249-5571.

 

Texto e Fotos: Fabricio Pereira - Estagiário ASCOM/SPI.

 

Apoio: Ger. Meio Ambiente e CIPA.

 
  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000