Prefeitura Municipal de Itajaí

03/04/2018

Simulado de Vazamento de Óleo no berço 04.

Equipes de resgate atuaram em conjunto.

Simulado de Vazamento de Óleo no berço 04.

Equipes de resgate atuaram em conjunto.

No dia 16 de Março de 2018 a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência do Meio Ambiente, realizou a simulação de emergência no Rio Itajaí-Açu.

Na oportunidade foi encenado o vazamento de 300 litros de óleo por parte de um gerador da Empresa SERVENG, localizado na balsa utilizada nas operações que servem de apoio as obras do berço 4.

O exercício ocorre a cada semestre e procura trazer maior eficiência para casos reais, fazendo que o serviço de contenção, reparo e atendimento de vítimas seja mais eficaz e prático para a equipe.

A simulação ocorreu de forma rápida e precisa, tendo uma duração aproximada de 4 horas, e envolveu membros da equipe da Guarda Portuária, SERVENG e Base de Emergência do Porto de Itajaí. Foram realizados os protocolos de  segurança, delimitação de áreas de risco e sucessivamente a contenção e recolhimento de óleo com o uso de barreiras e equipamentos Eskimmers (equipamento desenvolvido para efetuar a remoção de contaminantes refinados de petróleo, como gasolina, diesel e outros hidrocarbonetos, em águas e solos degradados).

Durante a ação também foi realizado um simulado de emergência de contaminação de aves. Uma equipe de resgate marinho da UNIVALI atuou junto ao treino e fizeram o resgate das aves contaminadas, sendo as mesmas encaminhadas para o setor de descontaminação e posteriormente ao centro de reabilitação de fauna marinha, localizado no Campus da Univali, no município de Penha.

Informações Adicionais:

João V. da Silva - Estagiário da Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065.

Texto: Fabricio Pereira (Estagiário ASCOM/SPI).

Fotos: Gerência de Meio Ambiente SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000