Prefeitura Municipal de Itajaí

23/03/2018

7ª Juntos pelo Rio deve mobilizar toda a região de Itajaí.

As expectativas estão altas para a 7ª edição do “Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti”, promovida pelo Município de Itajaí através do Porto de Itajaí e Semasa, neste sábado (24).

7ª Juntos pelo Rio deve mobilizar toda a região de Itajaí.

As expectativas estão altas para a 7ª edição do “Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti”, promovida pelo Município de Itajaí através do Porto de Itajaí e Semasa, neste sábado (24).

Com 75 toneladas de lixo recolhidas em seis anos consecutivos do evento, a ação anual Juntos Pelo Rio – Contra o Aedes Aegypti, promete reunir centenas de voluntários e conta com mais de 50 empresas, entidades de classe e demais órgãos da cidade envolvidos para realizar limpezas e trabalhos de conscientização por Itajaí.

A limpeza do Rio será efetuada através de barcos e voluntários, onde deverão passar pelas margens do Rio Itajaí-Açu (Itajaí - Navegantes), na Baía denominada Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (margens de Navegantes e Penha). Já por terra, os voluntários devem passar na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra e pela Praia da Atalaia e Prainhas.

Toda a ação em água terá mais uma vez o envolvimento direto da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, onde de acordo com Marcos Aurélio F. Dias, Encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, esforços não irão faltar para atuar junto ao evento, “Vamos atuar na segurança da navegação durante o evento, bem como contribuir para a limpeza do rio Itajaí-Açú com a participação de embarcações e militares. Temos por consciência que a contribuição de todos para a preservação e limpeza do Rio Itajaí-Açú se faz necessária”.

Em reforço as etapas de limpeza, agentes da Secretaria da Saúde farão blitz educativas pela Av. Beira-Rio, a fim de repassar à comunidade informações de prevenção e cuidados com o Aedes aegypti. Esta mobilização está associada ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março.

Para ajudar os pais que querem contribuir, mas possuem filhos, serão oferecidos programas educativos na Marina de Itajaí, às 9h, com oficinas de educação ambiental para crianças e jovens, musicalização e atividades lúdicas sobre educação ambiental.

A equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV, também estará presente, repassando orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Outra presença de efeito será do Projeto Remar, Limpar e Ensinar, de Florianópolis, que mostrarão um pouco das ações de limpeza dos mares usando o stand-up paddle em seu stand.

O envolvimento da Secretária Municipal de Educação trouxe a participação de cerca de 60 alunos e professores de três colégios da região (Gaspar da Costa Moraes, Pedro Rizzi e Ariribá), já a UNIVALI fará uma exposição sobre reabilitação da Fauna para estimular a conscientização ambiental.

A Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez, destaca: ”Estamos com grande expectativa de pessoas engajadas na causa, pois acredito que atingimos um público grande pela divulgação que tivemos, e assim pretendemos contar com mil voluntários neste evento, onde vamos abordar pontos críticos específicos, previamente mapeados que possuem um grande acúmulo de lixo em suas margens." Médelin completa ainda - “O projeto Juntos Pelo Rio já é uma realidade e conta anualmente com o envolvimento de várias secretarias do município, onde todos procuram contribuir da melhor maneira para a causa".

O Mutirão tem início a partir das 8h do dia 24 de Março de 2018 na Marina de Itajaí.

As inscrições devem ser realizadas atráves do site:

https://todos-pelo-rio.itajai.sc.gov.br/

Confira a agenda do evento:

7h45: Chegada dos voluntários;

8h: Boas vindas dos organizadores do evento;

8h15: Café da manhã;

8h30: Entrega do Termo de Adesão e recebimento dos kits;

9h: Divisão das equipes e início das atividades;

12h: Encerramento das atividades.

Mais informações:

Secretaria de Comunicação:

Maikeli Alves / Luciano Sens:

Telefones: (47)3249-5524/3341-8067

E-mail: imprensa.sms@itajai.sc.gov.br / lucianosens@portoitajai.com.br

 

Natália Pires:

(47)3344-9008

E-mail: natalia.pires@semasaitajai.com.br

 

Médelin Pitrez– Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí:

 

(47)3341-8065

E-mail: medelin@portoitajai.com.br

 

Facebook: Juntos Pelo Rio Itajaí.

Com o apoio de: SECOM/PMI.

Marcos Aurélio Ferreira Dias – Capitão de Corveta da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí.

(47) 3348-0129. Ramal-200.

 

Texto: Fabricio Pereira – Estagiário da Assessoria de Comunicação da Superintendência do Porto de Itajaí.

Fotos: Marcos Porto (SECOM/PMI).

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000