Prefeitura Municipal de Itajaí

06/12/2017

Novos investimentos no Porto de Itajaí são discutidos em Brasília.

Prefeito e Superintendente do Porto de Itajaí estiveram na Secretaria Nacional dos Portos com direção da APM Terminals.

Novos investimentos no Porto de Itajaí são discutidos em Brasília.

Prefeito e Superintendente do Porto de Itajaí estiveram na Secretaria Nacional dos Portos com direção da APM Terminals.

O Município de Itajaí, a Superintendência do Porto de Itajaí, através do Superintendente Engº Marcelo Werner Salles e a APM Terminals participaram no dia 30 de novembro de uma importante reunião na Secretaria Nacional de Portos (SNP).

O Secretário Nacional, Luiz Otávio Campos, recebeu a comitiva para tratar do crescimento do Porto de Itajaí e questões relacionadas ao arrendamento. Na próxima quinta-feira (07), será realizada uma nova reunião em Itajaí entre o poder público e a APM.

De acordo com o prefeito Volnei Morastoni, os três principais pontos da reunião foram: o reequilíbrio econômico e financeiro da arrendatária APM Terminals; movimentação mínima de contêineres; e o plano de investimento da empresa no porto público. A SNP intermediou o diálogo que deve continuar na próxima semana.

O prefeito também aguarda confirmação da vinda a Itajaí do secretário dos Portos e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, ainda dezembro.

“Buscamos manter a parceria que já temos com a APM Terminal em favor do nosso porto, da nossa cidade, dos cidadãos, dos empresários e dos trabalhadores portuários. O porto é essencial para o crescimento da nossa cidade, um mercado de trabalho importante e a APM contribui muito para o desenvolvimento de Itajaí”, destaca Volnei.

Durante a reunião, o superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten, anunciou que em breve haverá um aumento na movimentação de cargas no Porto de Itajaí. Isso principalmente por conta da finalização da compra da transportadora marítima alemã Hamburg Süd pela Maersk Line, conglomerado dinamarquês que controla a APM Terminals e atua nos setores de transporte e energia. A aquisição foi finalizada no mesmo dia 30 de novembro após um ano de negociações.

Os indicadores sobre geração de emprego e movimentação de carga no Porto de Itajaí, referentes a outubro, comprovam a recuperação da economia itajaiense em 2017 e prospectam o ano de 2018 com resultados ainda melhores. Nos primeiros 10 meses do ano, foram criados 1.591 novos postos de trabalho no município e a movimentação portuária chegaram a 381 mil toneladas no Complexo Portuário em outubro.

Além dos investimentos da arrendatária na entrega do berço 1, sob sua administração, o berço de atracação 3 será entregue ainda este ano. O berço 4, também sob responsabilidade da administração pública está com as obras em andamento e conclusão prevista para maio de 2018.

Com o apoio da SECOM/PMI e Gabinete do Prefeito:

(47) 3341-6001 (Gabinete)

(47) 3341-6121 (SECOM/PMI)

(47) 3341-8067 (ASCOM/SPI).

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000