Prefeitura Municipal de Itajaí

06/11/2017

Aberta oficialmente a XVIII Edição da SIPATP.

Atividades sobre prevenção de acidentes no trabalho portuário acontecem até 10 de novembro.

Aberta oficialmente a XVIII Edição da SIPATP.

Atividades sobre prevenção de acidentes no trabalho portuário acontecem até 10 de novembro.

Nesta segunda-feira, 06, mais de 100 pessoas que atuam no Complexo Portuário de Itajaí prestigiaram a solenidade de abertura da XIII Edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), no Auditório Martin Schmeling, na Superintendência do Porto de Itajaí.

O evento deste ano conta com a realização de diversos parceiros: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Superintendência do Porto de Itajaí, APM Terminals, Orgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), Comissão de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário (CPATP), Suatrans Marine/Ecosorb e empresa Minister.

Os encontros serão realizados em horários matutino e vespertino nas empresas parceiras e nesta edição, destaque para as atividades de: palestras, oficinas, montagem de exposição de EPIs e demais Equipamentos, Ginástica Laboral e oficinas sobre espaço confinado, Intervenção e dicas posturais,Oficina de hipertensão e diabetes, distribuição de materiais de atendimentos a emergência, incêndios e primeiros socorros, oficinal de altura, entre outras divulgações.

“Nessa semana em que acontece a SIPAT, é necessário que façamos uma reflexão sobre exatamente o que estamos fazendo com a nossa vida. Seja nos pequenos detalhes e atividades diárias, seja num compromisso de trabalho, precisamos planejar com muito cuidado a nossa vida para sempre e acima de tudo na segurança do próximo”, destacou Regina da Silva dos Santos, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Também haverá na terça-feira, 07, a entrega de questionários de Segurança (Loteria de Segurança), para os participantes responderem perguntas e que estarão concorrendo ao sorteio de prêmios. Neste ano 03 bicicletas serão sorteadas entre os participantes acertadores.

Antes de encerrar a abertura do evento, uma palestra motivacional em formato de teatro foi apresentada aos participantes, tendo como tema principal os diversos métodos de segurança no dia a dia e incentivos à prática saudável de qualidade de vida da sociedade. Intitulada “Uma Marca Chamada Você”, a palestra foi apresentada pelos profissionais, Edilson Alves e Ronaldo Magno, ambos atuam na empresa “Qualiville Eventos”.

“Nossa atividade portuária é muito importante para toda a cadeia logística de movimentação de cargas e ao mesmo tempo é suscetível a incidentes e acidentes. Operamos num ambiente com equipamentos pesados diuturnamente, e por isso devemos ter ações de conscientização para evitar estes acidentes, independente de sua gravidade”, pontuou Heder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

Na sexta-feira, 10, está programado para o encerramento da XIII SIPATP, às 14:30 horas no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, uma palestra chamada de “Amputados Vencedores” e será ministrada por Flávio Peralta.

A SIPATP deste ano terá foco principal na área de segurança 24 horas por 07 dias e atende as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo: NR-05 da CIPA e NR-29 de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.

“Todos os funcionários estão ganhando com as atividades desta edição da SIPAT e acima de tudo, nosso objetivo maior é a busca pela conscientização e implantação da cultura de prevenção de segurança do trabalho”, lembrou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente.

Mais Informações:

Médelin Pitrez dos Santos – Gerente de Meio Ambiente.

Regina da Silva dos Santos - Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Jose Luis - Agente de Autoridade Portuária.

Superintendência do Porto de Itajaí.

(47)3341-8306/(47)996261516.

www.portoitajai.com.br

* Fotos: Luciano Sens e Lívia Lara Sabel Ceccon. 

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000