Prefeitura Municipal de Itajaí

Meio Ambiente

Monitoramentos ambientais do Porto de itajaí

Monitoramento da Qualidade do Ar, Verificar a emissão de partículas e monitorar parâmetros metereológicos que possam condicionar a concentração de partículas no ar. Visam medir a qualidade do ar através de alguns parâmetros: medição do monóxido de carbono, material particulado em suspensão, dióxido de enxofre e nitrogênio, e monitorar a emissão de fumaça preta dos caminhões que trafegam na área portuária utilizando o método da Escala de Ringelmann.

 

Monitoramento do Ruído, Visa verificar o monitoramento da intensidade do Ruído na área portuária e na região de entorno, com medições itinerantes nos períodos diurno e noturno, utilizando um decibelímetro, a fim de assessorar as ações mitigadoras caso necessário.

 

Monitoramento da Qualidade da Água do Rio Itajaí-Açu e Comunidades Fitoplanctônicas, Verificar a qualidade da água e caracterizar possíveis fontes poluidoras na área de influência do Porto, coletar alguns parâmetros de qualidade da água como salinidade, densidade, condutividade, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, Temperatura e DBO e possível toxicidade das águas do rio e conhecer o grau de comprometimento da qualidade da água em relação aos poluentes químicos ( metais pesados, compostos orgânicos, contaminantes biológicos ( coliformes fecais e totais), e monitoramento das Comunidades Fitoplanctônicas.

 

Monitoramento da Qualidade do Sedimento, Visa determinar os diâmetros dos grãos no sedimento do estuário e relacionar com a concentração de metais pesados e compostos orgânicos, realizar uma análise ecotoxicológica do sedimento e detectar alterações na estrutura das comunidades macrofaunística bentônicas.

Monitoramento da Dragagem/Parâmetros Hidrosedimentológicos, Visa verificar a performance do Rio Itajaí-Açu e monitorar os parâmetros físicos e sedimentológicos, através de um sistema automatizado que armazena os dados em memória de computador. È possível monitorar em tempo real as varáveis hidrográficas e metereológicas, distribuições da turbidez, salinidade e dispersão de sedimentos, umidade do ar, direção e velocidade da corrente.

 

Programa de Controle da Água de Lastro, Visa identificar agentes bioinvasores e /ou exóticos a fim de evitar possíveis danos à biota local, visa também, treinar, conscientizar e capacitar recursos humanos para abordar o tema.

 

Base de Emergência – O Porto de Itajaí contratou a Ecosorb Tecnologia Ambiental S.A. empresa para atuar na mitigação e controle de derramamentos e vazamentos de óleo e produtos perigosos, incêndios/explosão, sinistros e outros incidentes ambientais. A Superintendência do Porto realiza 2 (dois) simulados por ano, visando a maior qualificação em caso de algum deste ocorridos.

 

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – O Porto de Itajaí realiza a separação do resíduo sólidos originário da atividade portuária, dando uma destinação final adequada de acordo com cada classe de resíduos. Os resíduos contaminados são encaminhados para um aterro industrial, os não recicláveis são encaminhados para o aterro sanitário e os resíduos recicláveis como papel, metal, plástico e pallets de madeira, são doados para uma Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis – COOPERFOZ, realizando desta forma um Compromisso Sócio-ambiental.

 

Área de Segregação – É a única área ambientalmente correta para armazenamento de produtos químicos e cargas perigosas do Sul do Brasil, possui um sistema de prevenção de incêndio e diques de contenção que impedem que as substâncias nocivas armazenadas e ou óleo contaminem o rio.

 

Programa de Prevenção das DST/HIV/AIDS – Dentro da área portuária, a equipe de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí e com o TECONVI trabalha com a conscientização para a prevenção de DSTs/AIDS, junto aos portuários e à comunidade, através da distribuição de camisinhas e materiais educativos, palestras, orientações, exames de HIV, sífilis e hepatite B e C, e campanhas de prevenção.

 

Programa de Educação Ambiental (Navegando Consciente) – Tem por objetivo informar e sensibilizar os funcionários, colaboradores, usuários do Porto e comunidade de Itajaí, quanto a importância de sua participação na conservação e preservação do meio ambiente. São realizadas palestras nas escolas da rede públicas e particulares, universidades, participação em Ações Comunitárias e no Projeto Escola Aberta. E ainda envolver a comunidade de Itajaí na luta da preservação do meio ambiente, levando informação, conhecimento, e incentivo à participação de cada cidadão em ações que visam colaborar para um Desenvolvimento Sócio Sustentável.

 

Parque Natural Municipal do Atalaia, A Superintendência do Porto e o TECONVI destinaram 1,2 milhão para a implantação de um Parque Natural, uma unidade de conservação. Em atendimento à legislação CONAMA e à Lei SNUC, foram realizados levantamentos da fauna e flora e das espécies relevantes, caracterização sócio-econômica e cultural da região, elaboração da base cartográfica e levantamento cadastral com zoneamento da unidade de conservação no intuito de fornecer subsídios para a criação do Parque do Atalaia. Após esta etapa foi elaborado o plano de manejo e aquisição da área do Parque.
[+] Veja mais aqui...

 

Comunicação Social – Visa apresentar um programa executivo de Comunicação Social como parte integrante do Projeto Básico Ambiental do Porto de Itajaí estabelecendo um canal contínuo de comunicação entre o Porto e a sociedade, objetivando apresentar os trabalhos ambientais realizados pela Superintendência do Porto de Itajaí.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – O Porto de Itajaí desde Abril de 2007 possui uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, onde todo o esgoto gerado passa por um processo de tratamento aeróbio para depois o efluente ser lançado no corpo hídrico receptor. Para avaliar a eficiência da ETE é realizado o monitorado semanalmente de variáveis na entrada do efluente bruto e na saída do efluente tratado, como temperatura, oxigênio dissolvido, coliformes, DBO, DQO, nitrogênio total, surfactantes, material particulado em suspensão e cloração.

Programa de Combate da Dengue – Visa informar e orientar a população portuária quanto à necessidade da prevenção ao combate da Dengue. Foram colocadas armadilhas em toda a área portuária, e são realizadas vistorias para evitar possíveis criadores do mosquito Aedes Aegypti.

 

Programa de Coleta de Óleo Vegetal Usado – A Superintendência do Porto de Itajaí em parceria com o TECONVI, arrecada o óleo de cozinha usado de todos os seus colaboradores, trabalhadores portuários e comunidades de Itajaí, encaminhando para a Empresa Ambiental Transporte de Resíduos para dar uma destinação ambientalmente correta, utilizando esse óleo usado para fabricar sabão.

 

Projeto Borda D'Água
Saiba tudo sobre este importante projeto para Itajaí.
[+] Veja mais...


 

Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000